22/08/2023

As faces de Mano Menezes

Há seis anos, assim como acontece agora, Mano Menezes e o Corinthians eram eliminados precocemente do Campeonato Paulista. De lá para cá muitas coisas  mudaram e muitas coisas permanecem iguais no clube do Pq. São Jorge.

Se em 2008 a equipe estava sendo remontada após um ano de fracassos, que culminou com o rebaixamento, em 2014 o mesmo Mano tenta recriar uma equipe que há pouco estava no topo do mundo, mas que agora se segura na parte debaixo da tabela.

Se em 2008 o técnico era o homem de confiança da diretoria, incumbido de trazer o Timão de volta a elite, em 2014 Mano ainda desfruta do mesmo prestigio na cúpula alvinegra.

Mas muita coisa mudou também nestes seis anos, e possivelmente quem mais tenha mudado seja o próprio Mano Menezes. Na primeira passagem pelo Corinthians, Mano parecia ser muito mais convincente, tratava bem a imprensa e ainda tinha um ar de inocência, mesmo quando confrontado com as criticas, expondo seus pontos e convencendo dentro de campo.

Mano era o típico trabalhador que ganha uma chance em uma grande empresa e faz o melhor possível para ser o empregado do mês e assim escalar ainda mais na “firma”. Mano foi o funcionário do mês e muito mais que isso, não a toa chegou ao cargo de presidente, ou melhor de técnico da Seleção Brasileira de Futebol.

Agora, porém, a face dele é outra. Mano parece mais acuado, agressivo, impaciente. Responde a imprensa de uma maneira rude e prefere desviar o foco para a arbitragem ou para outros times, nunca para os próprios erros.

A teimosia e a retranca ainda continuam, mas sem tem uma causa ou um motivo, nem mesmo Mano parece saber explicá-las e nem tem vontade de fazê-la.

É difícil saber o que se passa pela cabeça de um treinador de futebol, ainda mais a de Mano Menezes. O que será que o levou a mudar tanto? Quais seus traumas? O que de tão obscuro ele viu nos tempos de CBF para voltar assim, tão amargurado?

Perguntas que não cabe a nós responder e nem interessam aos torcedores, que esperam que a única coisa que saia da cabeça de Mano seja uma forma de concertar os pés deste e time e levar o Corinthians de volta a grandeza e não ao vexame.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo