22/08/2023



Segurança

Assassino confessa e diz que rixa antiga motivou o crime no Recanto Feliz

imagem-59894

Uma rixa antiga do tempo da escola. Este foi o motivo que levou o jovem Richard Lenon de Lima, 18 anos, a matar Vagner Amorim, na noite dessa quarta feira (26), no Núcleo Recanto Feliz,  em Guarapuava.

+ PM prende suspeito de ter matado jovem no Recanto Feliz

+ Corpo de jovem assassinado já está no IML

+ Jovem é assassinado no Recanto Feliz, em Guarapuava

 

Richard foi preso na tarde desta quinta feira (26), na localidade conhecida como “Patental” (Vila das Patentes), na periferia da cidade.

 Ele estava junto com os três  adolescentes que foram apreendidos nessa quarta feira após terem assaltado  um mercado e que já estão de volta às ruas.

Em entrevista concedida à Rede Sul de Notícias, na carceragem da Cadeia Pública de Guarapuava, Richard disse que nos tempos de escola, Vagner tinha prometido que o mataria. O tempo passou, Richard que já matou outro jovem em julho de 2011. "O nome dele era Leandro".  Em setembro de 2012 , sozinho, provocou a fuga de 19 presos. Ele pulou o muro do solário, serrou as grades e viabilizou a fuga. Passado algum tempo, tentou libertar mais presos, mas foi apreendido e encaminhado para um educandário em Cascavel. Fora da cidade por algum tempo, Richard retorna a Guarapuava e na tarde de ontem reencontrou Vagner. “Cheguei e perguntei se tinha alguma coisa pra me cobrar. Mostrei a pistola, mas ele riu da minha  cara aí peguei e dei um tiro bem no meio da cara dele. Corri, e voltei pra ver se ele tinha morrido e dei mais três tiros”.

Depois que comprovou a morte da vítima, Richard disse que fugiu e que pretendia ir para Santa Catarina, mas foi preso. Demonstrando frieza, o jovem confessa que não se arrepende de nada do que fez. “Eu não sinto nada, me sinto normal. Se ele (Vagner) não tivesse zombado da minha cara eu não teria matado, mas antes a mãe dele chorar do que a minha”.

De acordo com policiais do Pelotão de Choque da Polícia Militar, responsáveis pela prisão do assassino, a pistola 6,35 utilizada para matar Vagner também foi usada por um dos adolescentes no assalto ao mercado. “Eu tinha emprestado pra ele”.

Richard mora no centro de Guarapuava, mas diz que vive “por aí com o pessoal”. Disse também que sua mãe desconfiou que ele tinha matado o jovem na noite de ontem. “Cheguei em casa e vi que ela  já sabia dos boatos, estava desconfiada e então saí.  Fui pro mato e depois pro Patental pra encontrar os piás e acabei sendo preso. Minha mãe ainda não sabe”.

De acordo com policiais Richard estava aterrorizando alunos do Colégio Cristo Rei, no Bairro Bonsucesso.

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo