Cristina Esteche
Professores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), dos campi Santa Cruz, em Guarapuava, e de Irati, reorganizam o movimento contra decisões que vem sendo tomadas pelo Governo do Paraná. Uma Assembleia acontece às 14h desta sexta feira (10), no campus Cedetg, em Guarapuava, simultaneamente com a do campus de Irati.
O secretário do Sindicato dos Docentes da Unicentro (Adunicentro), professor Denny William disse à Rede Sul de Notícias que após uma avaliação sobre a situação geral das últimas semanas, a categoria pode evoluir para uma situação de greve. Um dos principais conflitos entre o governo e a categoria é o novo projeto da ParanáPrevidência. “O Governo do Paraná está propondo uma segregação de massa”, observa.
Denny William disse que se o Governo propõe a autosustentabilidade da ParanáPrevidência o correto seria retornar ao modelo de 1998, antes da reforma feita pelo ex-governador Jaime Lerner. “Esse modelo perdurou por muitos anos, desde a extinção do IPE [Instituto de Previdência] e a criação da ParanaPrevidência”. Para o líder sindical, se tratava de um modelo simples que não dependia dos “tabus do mercado financeiro”.
Denny se refere à criação de um Fundo de Pensão, conforme propõe o Governo. “Esse modelo não oferece segurança futura ao trabalhador. Basta ver o Fundo dos Correios que investiu em ações da dívida argentina, da Petrobras, do Eike Batista e que hoje quebrou. Tem que se pensar na segurança futura e não apostar em fundo de risco. Por isso, não podemos deixar essa proposta avançar”.