22/08/2023
Paraná Política

Assembleia será transformada em sala de aula para o Enem

imagem-113805

Da Redação, com Assessoria

Curitiba – Pela primeira vez em sua história, o Plenário da Assembleia Legislativa será transformado em sala de aula. Será para um ‘aulão’ inédito, preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A aula será amanhã (23), das 14h às 16h. O 'aulão’ será para cerca de 500 estudantes da rede pública de ensino, e terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia.

A iniciativa é mais um resultado da parceria entre a Assembleia e o Projeto Eureka, firmada entre o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), e o professor Marlus Geronasso, coordenador do Eureka.

“O aulão dá sequência a um trabalho que já vem dando certo desde 2015, ano em que a TV Assembleia transmitiu, em 19 semanas, 364 aulas preparatórias para o Enem e concursos vestibulares, que foram elaboradas pela equipe de professores do Projeto Eureka”, lembra Traiano. Para o deputado, essa é “mais uma iniciativa de abertura cultural da Assembleia para a sociedade”.

O objetivo é trabalhar os conteúdos de sala de aula de uma forma interdisciplinar, divididos nas cinco grandes áreas do conhecimento cobradas no exame: linguagem, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.  “Fazer um aulão histórico no primeiro semestre, como acontecerá aqui na Assembleia, é extremamente relevante”, diz o professor Marlus.

Você já abre as portas para uma preparação que durará alguns meses. Isso mobiliza os estudantes e faz com que alguns dos que estejam mais tranquilos comecem a despertar para o estudo. E quem vier ao aulão também sairá mais motivado a estudar e a buscar um preparo melhor”, explica o professor.

Marlus Geronasso ressalta a importância do Enem para o acesso ao Ensino Superior e lembra que o aluno precisa estar realmente preparado para as provas. “Aqui em Curitiba, especialmente, a UTFPR tem ingresso só via Enem, e na UFPR são 30% das vagas também via Enem. Isso é muito significativo e se o aluno estiver preparado com antecedência, certamente o caminho será o da aprovação”. A expectativa é de que o Enem 2016 seja um dos maiores já realizados. Até agora, mais de 8,6 milhões de inscrições já estão confirmadas. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.  

A etapa mais temida para a maioria dos candidatos é a redação. “A redação é um dos maiores divisores de água em uma nota, no sentido de trazer uma prova discursiva e uma prova única em que ele (aluno) escreve e escreve mal. Quando digo isso não é generalização. É uma constatação. A média do Brasil é 470,8, ou seja, estamos abaixo dos 500. Com isso, uma das falhas do sistema educacional brasileiro que se manifesta em uma grande prova como o Enem é que o aluno termina o Ensino Médio e não sabe escrever”.

Por isso, a primeira etapa do processo preparatório para o Enem comandado pelo Projeto Eureka já está sendo desenvolvida em 132 colégios estaduais de Curitiba. No “Redação Especial para o Enem”, os professores são capacitados e os alunos recebem orientações sobre os critérios de avaliação usados na correção da prova e os itens que precisam ser cumpridos. Os estudantes também farão três redações até setembro, para se adequarem às exigências.

PARCERIA

Este é o segundo ano consecutivo em que a Assembleia Legislativa do Paraná e o Projeto Eureka são parceiros na preparação para o Enem. Em 2015, mais de 300 aulas foram disponibilizadas para alunos de todo o Paraná, por meio da TV Assembleia e da internet. “É uma honra muito grande termos a Assembleia como parceira do Projeto Eureka. O fato de estarmos em todos os municípios do estado oportuniza que esse projeto de redação pioneiro possa ser um piloto, para que no próximo ano outras cidades sejam atingidas com um projeto de redação especial”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.