22/08/2023

Assembleias decidem se outros municípios aderem a greve dos bancários

imagem-30869

Nesta sexta-feira (30) os bancários das cidades de Laranjeiras do Sul e Quedas do Iguaçu realizam assembleias onde decidem se aderem a greve dos bancos. Na noite de ontem, quinta-feira (29), os trabalhadores de Prudentópolis optaram por manter as agências bancárias da cidade abertas.

O Sindicato dos Bancários de Guarapuava e Região já registrou a paralisação de 25 agências em quatro cidades: Guarapuava, Pitanga, Manoel Ribas, Pinhão; e no distrito de Entre Rios. Segundo Eloi Myszka, coordenador regional do Sindicato, a meta é fechar todas as unidades nos 23 municípios que fazem parte da estrutura sindical. “Estamos nos preparando para fechar mais agências nos próximos dias. Só dessa maneira podemos forçar outra negociação com a Federação Nacional dos Bancos”, diz o coordenador.

O número de trabalhadores que aderiram à greve na região passa de 300. Um deles é o bancário Celso Ferreira, que em 8 anos de trabalho é a oitava greve que enfrenta. “Desde quando comecei nessa profissão todo ano enfrento uma greve. E o mais complicado é você saber a necessidade do seu cliente e não ter a oportunidade de atendê-lo” fala.

Para minimizar a situação da paralisação Ferreira lembra dos canais alternativos que fazem os mesmos serviços que os bancos, como é o caso das casas lotéricas e a internet. “Hoje você pode pagar uma conta em qualquer lotérica ou conferir o saldo da sua conta pela internet”, comenta o bancário. Mas para Ricardo Brunsfeld nenhuma dessas alternativas adiantaram. O faturista precisava sacar uma quantia alta em dinheiro, operação que só é feita nas agências. “Tenho que sacar um valor alto em dinheiro para pagar minhas contas, porém não posso, pois os bancos estão em greve”, relata Brunsfeld.

A dirigente regional do Sindicato dos Bancários, Sandra Regina Homeniuk Machado, esclareceu que os serviços de auto atendimento das agências continuam funcionando e são monitorados pelos gerentes gerais e operacionais de cada unidade bancária.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.