22/08/2023


Agronegócio

Assentados expõem experiências de sucesso

Cristina Esteche

Coma promessa de assentar todas as famílias acampadas do Brasil até o final de 2018, o ministro do Desenvlvimento Agrário, Patrus Ananias, participou da 14ª Jornada de Agroecologia, em Irati na última sexta feira (24).

De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o evento foi palco para diversas experiências de agricultores da reforma agrária que puderam expor suas produções em uma feira agroecológica. Antonio Mariano Santos, do assentamento José Alves Pereira, em Santa Cruz de Monte Castelo (PR), é um dos exemplos de que a produção livre de agrotóxicos é promissora na preservação dos recursos naturais e perfeitamente viável do ponto de vista econômico.

Produtor de açúcar mascavo orgânico, seu Antônio produz uma média de 200 kg de açúcar por mês, além de 150 kg de rapadura e melado. “Tudo puro, sem mistura”, garante. Além do açúcar mascavo, no lote da família também há criação de galinha caipira e são produzidos diversos tipos de hortifrutis, sendo que o excedente de batata-doce e pimenta malagueta é comercializado para os mercados da região.

Todos os membros da família – esposa e três filhos adolescentes – trabalham na produção e se sustentam da renda que é gerada: uma média de R$ 3.500,00 mensais. Com a experiência bem-sucedida, seu Antonio já pensa em ampliar a produção: está preparando mais 2 hectares de cana-de-açucar para complementar os 2,5 hectares já cultivados. Pretende ainda incrementar a renda com a construção de um tanque de peixe, no qual ele planeja iniciar a produção já no próximo verão.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo