22/08/2023



Política

Assessor da Presidência da República discute políticas públicas com a população

imagem-9588

Guarapuava – O assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, Mauricio Dutra Garcia (foto) e o coordenador do programa Luz Para Todos (Eletrosul)Gilnei Machado conduzirão o debate programado para acontecer às 19 horas de hoje, quarta-feira (21) no plenário da Câmara.
Durante a tarde eles participaram de entrevista coletiva convocada pelo gabinete do vereador Antenor Gomes de Lima (PT)e transmitida ao vivo pela Tevê Guarapuava – Canal Legislativo. Antes, porém, eles estiveram nos municípios de Laranjeiras do Sul e Pinhão.
A visita de Maurício à região cumpre mais uma etapa do programa proposto pela Secretaria da Presidência da República (Agenda Brasil)que visa provocar um debate com a sociedade civil organizada tendo como tema central as políticas públicas oportunizadas pelo Governo Federal.
As questões de moradia, saneamento básico, segurança, inclusão social, entre outras demandas são os temas mais abordados durante os debates.
Entretanto, de acordo, com Maurício Dutra, o que se percebe é que há uma falta de informação por parte da população.
“Muitas vezes as perguntas feitas apresentam problemas que não são solucionados justamente por falta de informação. Sinto que há um vácuo”, observa Maurício.
A proposta da Agenda Brasil busca suprir essa falha ao discutir, esclarecer e encaminhar a sociedade civil organizada para que possa ter acesso o que lhe é de direito.
“A população tem que vivenciar este momento em que acontece um processo de democracia representativa. Hoje se vota num candidato a vereador, a deputado, a senador e como se delega a representação popular a quem é eleito. O que está acontecendo de 2003 para cá é uma grande incidência de fóruns, conferências, formação de conselhos, nas mais diversas áreas e que estão direcionando as políticas públicas, a população tem que estar consciente da importância de organização para poder cobrar. As prefeituras têm que se organizar para buscar recursos, mas essa cobrança tem que ser feita pela sociedade organizada”, observa Maurício Dutra.
De acordo com Maurício Dutra, a implantação de políticas públicas passa, principalmente, pela vontade política do prefeito.
“Ou se tem um prefeito que fica o tempo todo cuidando da sua casa, olhando para o próprio umbigo, ou você tem um prefeito que pensa no coletivo. Por isso, a importância desse processo de busca e solução. É preciso, portanto, que a população perceba que tem o poder de reivindicar, mas também de formular”.
Para o assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, para que a população tenha acesso às demandas é preciso estar organizada para que as coisas aconteçam.
“Há muitos projetos que são prerrogativas do município, que precisam de contrapartidas, mas que vão solucionar problemas da população em relação ao esporte, a saúde, a moradia, ou em qualquer outra área. Isso tudo é uma obrigação do prefeito. Há prefeitos que fazem grandes obras, mas poucas. Este não está cumprindo com o seu dever. Há aqueles que fazem muita coisa, cumprindo todas as suas obrigações porque ouviu e debateu as demandas com a população. E o nosso projeto participativo leva a esse compromisso de compartilhamento popular”, diz.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo