22/08/2023
Cotidiano

Assistência Social democratiza informações a beneficiários do “Bolsa Família”

 
Cerca de 800 pessoas beneficiárias do programa Bolsa Família tiveram acesso a todas as informações sobre os programas oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, implantados em Reserva do Iguaçu. O encontro que aconteceu no Parque dos Tropeiros contou com a participação do prefeito Emerson Julio Ribeiro (PSDB), na tarde desta quarta-feira (27).
“Queremos que todas essas pessoas tenham conhecimento de cada programa para que possam procurar e serem beneficiados com o auxílio que tem direito”, afirmou o prefeito.

Nessa democratização de informações, os participantes ficaram sabendo como funciona o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a nova política municipal de assistência social e os equipamentos sociais, incluindo: órgão gestor, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), equipe volante, ProJovem, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Conselho Tutelar.

Além de explanar sobre os cada setor, e apresentar as equipes técnicas aos usuários, também foram realizadas as inscrições para as oficinas e serviços oferecidos pela administração municipal, muitos voltados à geração de renda.
“Demos abertura aos usuários para sanarem as dúvidas e apresentarem propostas para o trabalho social. Assim as equipes podem acolher as sugestões e identificar as demandas existentes, para além de planejar, também ter mais efetividade e eficácia no trabalho”, disse a secretária de Assistência Social, Eliane Lima ,organizadora do evento.

Também foi abordado o Programa Bolsa Família, suas condicionalidades e o perfil dos beneficiários. Segundo Keli Magali, do órgão gestor, mais de 800 famílias são beneficiadas atualmente em Reserva do Iguaçu.

O encontro marcou o início do trabalho do CRAS em Reserva do Iguaçu no ano de 2013. “Com esta ação também pretendemos proporcionar momentos de participação e o protagonismo dos usuários visando à efetivação de seus direitos”, comenta a assistente social, Daisy Cristina Schmitz.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.