Um asteroide que mede entre 5,6 e 12 metros se aproximará da Terra nesta sexta feira (02) e passará a aproximadamente 111.300 quilômetros. A distância é considerada próxima, menos de um terço da distância média que separa nosso planeta da Lua. No entanto, não existe a possibilidade de colisão.
Segundo destaca o UOL, o asteroide se chama 2018 DV1. Dados do Laboratório Jet Propulsion da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, explicam que o objeto espacial viajará a uma velocidade de aproximadamente 6,5 quilômetros por segundo e alcançará sua distância mínima da superfície terrestre às 5h54 GMT (2h54 em Brasília).
Só neste ano, este é o 18º asteroide conhecido que sobrevoa o planeta a uma distância menor que a lunar, que equivale a aproximadamente 385 mil quilômetros, e é o sexto mais próximo.
O asteroide foi classificado como Near Earth Object (NEO, “Objeto Próximo da Terra”, em tradução livre), ou seja, que passa em sua órbita ao redor do Sol a menos de 50 milhões de quilômetros da Terra, um terço da distância entre a Terra e o Sol. O asteroide 2018 DV1 foi avistado pelo telescópio Mount Lemmon Survey situado no Arizona.
Com Notícias ao Minuto