22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Até o final do ano, Guarapuava receberá posto para recarga de carros elétricos

Unidade vai compor a primeira eletrovia do Paraná, que já tem postos em quatro municípios. Laranjeiras do Sul também receberá um eletroposto

carro-eletrico-anila

Unidade mais recente foi inaugurada no Anila, em Irati (Foto: Ascom/Copel)

Até novembro deste ano, a Copel e a Itaipu Binacional pretendem instalar, em Guarapuava e Laranjeiras do Sul, mais duas unidades de seus eletropostos, rede de postos de recarga de carros elétricos que vai ligar o litoral até Foz do Iguaçu. O projeto compõem a primeira eletrovia do Paraná.

A unidade mais recente que foi inaugurada pelas companhias está localizada em Irati, às margens da BR-277, no restaurante Anila. A inauguração do local ocorreu no último dia 15. Esta foi a quarta unidade de abastecimento colocada em funcionamento desde março deste ano, quando foi lançado o projeto da eletrovia que terá um total de onze eletropostos.

Inicialmente, abastecimento nos postos será gratuito (Foto: Ascom/Copel)

De acordo com informações da Copel, além de Guarapuava e Laranjeiras, também está na previsão que, até novembro, sejam inaugurados os postos de Medianeira e Cascavel. A Copel e a Itaipu ainda não divulgaram os locais em que estas unidades de abastecimento estarão instaladas. Em todas os postos, entretanto, o abastecimento será gratuito.

EXECUÇÃO E FUNCIONAMENTO

O primeiro inaugurado fica no polo da Copel localizado no Km 3 da BR-277, em Curitiba. O segundo, em Paranaguá, também na agência da Copel. O terceiro entrou em funcionamento no final de agosto, instalado em frente ao Centro de Recepção de Visitantes da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

“A concretização de uma infraestrutura preparada para os veículos elétricos em uma via importante como esta é um grande passo para o fomento desse mercado”, acredita o presidente da Copel, Jonel Iurk.

Na primeira eletrovia paranaense, serão mais de 700 quilômetros que poderão ser percorridos por veículos elétricos. As unidades de recarga estarão todas posicionadas em pontos determinados conforme a autonomia dos automóveis deste tipo disponíveis no Brasil.

Segundo informações do Governo do Estado, cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência – o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo – e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos vendidos no Brasil.

As estações serão todas de carga rápida e gratuita: levará entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros a cada carga.

INVESTIMENTO

A Copel está investindo R$ 5,5 milhões no projeto e Itaipu, R$ 550 mil. Por enquanto, o abastecimento não terá custo. No caso da unidade instalada na Anila, o motorista precisa apenas solicitar ao gerente do local que libere o uso – e, assim, realizar o abastecimento.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo