Da Redação, com assessoria
Guarapuava – A comunidade da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) conta agora com atendimento médico gratuito. Os atendimentos estão sendo realizados por meio do programa de Residência Médica.
O curso tem característica de pós-graduação lato sensu (especialização), sob forma de treinamento em serviço que, aqui e, Guarapuava, é realizado através de expedientes nas Unidades de Pronto Atendimento do município e no Hospital São Vicente de Paulo.
Além disso, os médicos residentes do programa da Unicentro também estão atendendo a comunidade acadêmica. Professores, servidores e alunos da universidade podem buscar assistência médica no Ambulatório de Enfermagem, que fica no Cedeteg. Oportunidade que foi aproveitada pelo agente universitário Everson da Costa. Ele procurou os médicos residente para fazer um check-up e aprovou o serviço prestado.“Fui muito bem atendido, tive um excelente atendimento, com carinho, atenção. Pude passar o que estava sentido, o que eu pensava e as dúvidas que eu tinha foram esclarecidas”.
De acordo com o coordenador do Programa de Residência Médica da Unicentro, professor David Figueiredo, a comunidade universitária pode procurar atendimento para qualquer problema de saúde.“Toda queixa pode procurar o ambulatório. Algumas serão direcionadas para especialidades diferentes, nas diversas áreas da medicina, mas as queixas gerais podem procurar por aqui”, explicou.
Os atendimentos são feitos pelos residentes, que têm o acompanhamento dos preceptores, isto é, médicos responsáveis por acompanhá-los e orientá-los em cada caso atendido.
“Os residentes passam por vários estágios – ambulatórios, UTI, áreas de urgência -, mas em todos esses passos, eles são acompanhados por um supervisor que vai lhe dar suporte e depois fazer uma discussão sobre cada atendimento”, contou Orlando Belim Júnior, um dos preceptores no programa.
Apesar de ser uma ação recente na Unicentro, com os atendimentos tendo início nesse segundo semestre de 2016, a procura pelas consultas é bastante significativa. Para Marcela Gomes, uma das médicas residentes, o programa é uma oportunidade de estar próximo de quem precisa de atenção médica enquanto se especializa na profissão.
“Eu acho que qualquer região, qualquer cidade que tenha um programa de Residência Médica acaba agregando bastante para a comunidade em geral. Porque vêm mais investimentos, vêm médicos novos, a procura aumenta, e a residência é um programa de especialização. Então, são médicos capacitados, e isso vale a pena”. Outi.
A comunidade acadêmica pode agendar atendimento médico pelo telefone (42) 3629-8326.