Da Redação com El País
Orlando (EUA) – Um atirador abriu fogo dentro de uma conhecida boate gay em Orlando, na Flórida (EUA) na madrugada deste domingo (por volta das 3h, no horário de Brasília), matando ao menos 50 pessoas onde mais de 50 também ficaram feridas, muitos em estado grave.
Essas são informações das autoridades locais (polícia, FBI, prefeitura de Orlando e hospital), que realizaram uma coletiva de imprensa no final da manhã. O ataque foi na Pulse, uma conhecida boate voltada ao público LGBT, onde o agressor se entrincheirou durante mais de três horas. O autor dos disparos foi identificado pelos veículos locais como Omar Mateen, um norte-americano de 29 anos que foi morto pela polícia após uma troca de tiros. Este é o maior ataque nos Estados Unidos desde o atentado de 11 de setembro de 2001.
O caso está sendo investigado como um ato de terrorismo, mas ainda não há detalhes sobre a motivação do atentado nem se o homem está ligado a alguma organização terrorista. "Temos indícios de que este indivíduo pode ter inclinação ao terrorismo islamita, mas não podemos dizer isto com toda certeza", afirmou o agente do FBI Ron Harper, que destacou ainda não descartar a possibilidade de terrorismo doméstico.