22/08/2023


Mundo

Atentados deixam mortos e feridos na Bélgica

imagem-109099

Da Redação com Estadão Conteúdo

Bruxelas – Pelo menos três explosões deixaram um rastro de mortos e feridos em Bruxelas, na Bélgica, nesta terça feira (22). Duas explosões foram registradas no Aeroporto Internacional de Zaventem, e uma terceira foi noticiada pelas autoridades na estação de metrô Maalbeek.

O Ministério da Saúde da Bélgica confirmou que 11 pessoas morreram e 81 ficaram feridos nos ataques no aeroporto. Segundo testemunhas, dois dispositivos explodiram perto da área do check-in da companhia aérea American Airlines. Esas explosões foram registradas em vídeos já divulgados nas redes sociais pela imprensa internacional. É possível ver muita correria e pânico nas imagens. As autoridades deram início ao plano de evacuação do aeroporto e pediram que o local fosse evitado. Dezenas de feridos foram retirados em macas no que a emissora belga VRT chamou de 'ataque suicida'.

Já o sistema de transporte foi paralisado após a explosão em Maalbeek, estação de metrô que fica próxima às sedes de várias representações da União Europeia (UE). A autoridade belga que administra o sistema de transportes públicos, a STIB, informou por volta das 6h (de Brasília) que todos os ônibus e bondes da cidade também pararam de circular.

De acordo com o órgão responsável pelo metrô da Bélgica, pelo menos 15 morreram e 55 ficaram feridas, dez em estado grave. 

De acordo com a vice-presidente da comissão da UE, Kristalina Georgieva, todas as instituições da entidade estão em 'alerta laranja' e todos os compromissos da UE foram cancelados. Já as autoridades belgas decretaram 'alerta vermelho', o máximo na escala de mobilização contra o terrorismo.

A suspeita inicial é de que os ataques possam estar relacionados com a prisão de Salah Abdeslam, ocorrida no dia 18 de março. Ele é acusado de envolvimento nos ataques terroristas em Paris, que deixaram 130 mortos e mais de 200 feridos em novembro do ano passado, e estava foragido da Justiça.

Diante dos ataques na Bélgica, autoridades da Alemanha, França e Inglaterra reforçaram a segurança em pontos públicos e em suas fronteiras, segundo a imprensa internacional.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo