22/08/2023



Brasil Cotidiano Saúde

Atestado médico já pode ser enviado ao INSS pela internet

O INSS já começou a receber atestado médico pela internet, sem necessidade de perícia. O atestado pode ser enviado pelo site ou pelo app 'Meu INSS'

inss

Atestado médico já pode ser enviado ao INSS pela internet (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou a receber atestado médico pela internet, sem necessidade de perícia. O atestado pode ser enviado pelo site ou aplicativo Meu INSS.

A Portaria Conjunta 9.381, que permite o início do procedimento, foi publicada esta semana no Diário Oficial da União. Assim, entre outras medidas, a portaria permite também a antecipação no valor de R$ 1.045 para segurados que solicitarem o auxílio-doença.

De acordo com a Agência Brasil, a concessão se dará sem a perícia médica, enquanto perdurar o regime de plantão reduzido de atendimento nas agências da Previdência Social. Para quem já usa o aplicativo é preciso baixar a atualização. Caso não tenha o aplicativo, basta baixar.

O aplicativo está disponível para Android e iOS. Entretanto, o INSS criou um passo a passo para entender como enviar o atestado. Já para a antecipação de R$ 1.045 será a partir da data de início do benefício e terá duração máxima de três meses.

AUXÍLIO DOENÇA

Para requerer o auxílio-doença, o atestado deverá estar legível e sem rasuras e conter a assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do conselho de classe. Além disso, deve ter as informações sobre a doença ou Classificação Internacional de Doenças (CID). E ainda, o prazo estimado de repouso necessário.

Por fim, o beneficiário poderá requerer a prorrogação da antecipação do auxílio-doença. Isso poderá ser feito com base no prazo de afastamento da atividade informado no atestado médico anterior ou mediante apresentação de novo atestado médico.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo