Da Redação
Saúde, bem-estar, alegria e interação são alguns dos benefícios proporcionados pelo programa Ativa Idade aos idosos guarapuavanos. Joana de Oliveira Martins, 59 anos, diz que venceu a depressão depois que começou a participar das atividades oferecidas pelo programa. “Eu estava sempre deprimida, sem vontade para fazer o que gostava. Assim que comecei a participar das atividades, tudo mudou. Hoje voltei a ser feliz, já estou dançando, conversando e interagindo”, afirma a moradora do Industrial.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Guarapuava (Secom) o programa foi criado pela atual administração municipal há três anos. A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social atende atualmente 28 grupos em todos os bairros da cidade e nos distritos, totalizando 847 atendidos. São inúmeras atividades, entre exercícios físicos, caminhadas, teatro, passeios, palestras sobre seus direitos e eventos culturais, como Concurso Rei e Rainha e Festival da Melhor Idade. “O programa possibilita a troca de experiência e destaca a importância dos idosos na sociedade”, ressalta a coordenadora do Programa Ativa Idade, Márcia Barbosa.
Em parceria com a Secretaria de Saúde, os idosos também recebem atendimento com profissionais da psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia. “Fui convidado por um amigo para participar do projeto. Todas essas orientações e exercícios nos deixam mais dispostos. Participo há dois anos e não penso em parar”, diz aposentado João Moacir Beraldo, 78 anos. O Ativa Idade também beneficia os idosos do SOS (Serviço de Obras Sociais) de Guarapuava.