O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica registrou crescimento de 0,4% em julho/12, na comparação com o mês imediatamente anterior (junho/12), já descontadas as influências sazonais. Este resultado da atividade econômica brasileira no primeiro mês do segundo semestre é a maior taxa de expansão mensal dos últimos 15 meses.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (julho/11), houve expansão de 1,6%, a maior taxa de crescimento interanual desde novembro do ano passado. Já no período de janeiro a julho de 2012, o crescimento da atividade econômica brasileira acumulou 0,8%.
Segundo os economistas da Serasa Experian, do ponto de vista da oferta agregada, o resultado observado em julho/12 foi puxado pelo crescimento de 2,6% da atividade industrial, recuperando-se do tombo de 2,1% que havia sido registrado em junho/12. Também a alta de 0,5% na atividade do setor de serviços contribui para o crescimento da atividade econômica no mês de julho/12.
Pelo lado da demanda agregada, as exportações de bens e serviços, crescendo 3,6%, foram o destaque deste primeiro mês do segundo semestre de 2012. Também a queda de 6,0% das importações de bens e serviços contribuiu para o desempenho positivo da atividade econômica em julho/12. A alta de 1,2% do consumo do governo foi outro fator impulsionador da economia nesse mesmo mês. O destaque negativo ficou, mais uma vez, com os investimentos (formação bruta de capital fixo) que recuaram 1,1% em julho/12, a segunda queda mensal consecutiva.