22/08/2023



Saúde

Atividade física no inverno

imagem-93908

Taís Nichelle

Basta cair as temperaturas para notar uma queda significativa no número de pessoas praticando atividades físicas. No inverno, o sofá e o cobertor são convites tentadores, fica realmente muito difícil resistir. “Em 10 anos de existência da nossa academia, nós notamos uma diferença de comportamento dos alunos no período do inverno. Algum tempo atrás, era comum ver uma diminuição de até 40% dos alunos durante o período mais frio do ano. Porém a cada ano que passa este comportamento de desistência vem diminuindo, fruto da conscientização das pessoas em relação a saúde e bem estar, ou seja, atualmente, podemos ver a diminuição de 10% durante o inverno”, diz Edson Quintiliano, educador físico da Academia Korpus.

Porém, é essencial para a saúde do corpo e da mente praticar exercícios físicos o ano todo. Segundo o Ministério da Saúde, quem se exercita o ano inteiro diminui em 58% a probabilidade de morrer de problemas cardíacos. Manter o treinamento também é uma das vantagens, já que em apenas 15 dias a capacidade aeróbia pode diminuir. Outro benefício de treinar no frio, é que você pode queimar ainda mais calorias, o que favorece a perda de peso.

Não há dúvidas que a prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios para a saúde, contudo, é necessário alguns cuidados específicos nesta época do ano. Ainda segundo Edson, o ideal é que a pessoa procure uma academia e faça uma avaliação física com um profissional.

Alongamento e aquecimento são fundamentais para evitar contrações musculares (as famosas câimbras), que são mais comuns nessa época do ano. Beber água durante o exercício também é essencial para manter a hidratação do corpo em qualquer estação, mas ainda mais importante no inverno, em que o tempo é bastante seco.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo