22/08/2023



Guarapuava Saúde

Atividade neste sábado (11) alerta para a saúde ocular no esporte

Atividade vai começar às 8h no lago principal do bairro 'Cidade dos Lagos' com práticas esportivas e informações diversas

protecao-dos-olhos

Visão no esporte (Imagem: Divulgação)

Você já parou pra pensar sobre a importância da saúde ocular na prática esportiva? Essa atividade está sim, atrelada à saúde dos olhos, já que as habilidades visuais são necessárias em diferentes modalidades, agregando segurança e eficiência ao exercício.O alerta é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), por meio da campanha Visão no Esporte. Uma mobilização nacional está sendo chamada para este sábado (11), nas cidades brasileiras.

De acordo com o CBO, a proposta é sensibilizar atletas, amadores e profissionais, além de treinadores, professores e gestores sobre a importância de exames preventivos na visão. A iniciativa inclui a distribuição de material informativo em diferentes plataformas e uma maratona educativa, no canal do CBO no YouTube. Em Guarapuava, o ponto de encontro é o lago principal do bairro ‘Cidade dos Lagos’.

Conforme a oftalmologista Eliane Pires, de Guarapuava, as atividades começam às 8h30 com aula de ioga. Às 9h haverá caminhada na trilha, seguida por crossfit às 10h. Por fim, às 10h30 começa um circuito de bike. “Paralelamente, até as 13h estaremos falando a respeito dos cuidados com a visão com quem por lá passar”. No local haverá tenda com suporte de água e frutas para hidratação dos participantes.

HABILIDADES VISUAIS

As capacidades visuais que podem interferir na prática desportiva incluem a percepção de profundidade; movimentos oculares; tempo de reação visual. Assim como visão periférica; coordenação olho-mão-corpo e memória visual. O atleta que não evolui, conforme o CBO, pode estar repercutindo problemas visuais que desconhece e que são detectáveis em exames.

De acordo com o Conselho, algumas capacidades visuais assumem papel importante para o desempenho do atleta. Em esportes com bola, por exemplo, é comum que o jogador não olhe constantemente para ela. No entanto, pode se apropriar dos estímulos visuais no entorno para fazer o próximo passe. O mesmo acontece com boxeadores, acostumados a não olhar para os punhos dos adversários. Mas outros fatores que você esclarecer durante a mobilização na ‘Cidade dos Lagos’.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo