22/08/2023



Educação

Atlas Ambiental entregue em 2012, que estava engavetado, já está nas escolas

imagem-52845

Quer viajar? Então embarque! Esse é o convite que os editores do Atlas Ambiental elaborado pela Cooperativa Agrária e pela Basf e entregue à rede de ensino de Guarapuava, oficialmente, nesta terça-feira (21), no gabinete do prefeito Cesar Filho.  Foram confeccionados e entregues 6 mil exemplares.

O que chama a atenção é que o material foi entregue à Secretaria Municipal de Educação ainda em janeiro de 2012, mas o material que seria destinado ao conhecimento de alunos e professores, foi encontrado engavetado.  “Estamos recuperando esse material, que já se encontra nas escolas, para todos tenham noção do espaço onde vivem. Essa parceria com a Agrária e a Basf vem de encontro com o foco da nossa administração  que é o do trabalho conjunto, principalmente, com quem possui essa consciência de responsabilidade social”, disse o prefeito Cesar Filho.

O convite feito na apresentação do Atlas Ambiental  tem tudo a ver com o conteúdo apropriado para o ensino de quarta e quinta séries, para o professor e para qualquer cidadão que deseja ter conhecimento do meio onde vive. São 114 páginas de conteúdo contextualizando a história, a geografia, o sócio econômico, o ambiental de Guarapuava, do Brasil e do mundo. O roteiro inclui conhecer os planetas, as estrelas e os satélites; avistar do espaço os continentes e ir se aproximando da Terra, do Brasil, do estado do Paraná, dos seus municípios, dos bairros.

“A ideia surgiu da Basf num a parceria com a Agrária e o projeto vem sendo elaborado há uns três anos. Lançamos em 2012 durante a festa dos 60 anos  e hoje estamos formalizando a entrega ao novo prefeito”, disse o presidente da Agrária, Jorge Karl.

De acordo com o representante técnico de vendas da Basf, José Carlos Sandrini Junior, a empresa possui um programa com um viés de ação social que se chama Mata Viva e que atende várias cooperativas, incluindo a Agrária. “O nosso objetivo é orientar e desenvolver o conhecimento, desenvolver pessoas. Neste caso, alunos e professores”, afirmou. O Atlas Ambiental, segundo Sandrini Junior, é uma forma mais fácil de mostrar as riquezas  que existem dentro do município para que os público alvo conheça a história do lugar onde vive.

Esta não é a primeira parceria entre a Agrária e a Basf. Em 2012 foi implantado um projeto de reciclagem de lixo, onde os parceiros doaram um barracão para armazenagem e separação do lixo coletado, os carrinhos apropriados e as máquinas necessárias, tudo concentrado na Associação da categoria.

“Para este ano vamos nos reunir com a Agrária e definir qual será o próximo projeto a ser implantado em parceria”, antecipou Sandrini Junior à REDE SUL DE NOTICIAS.

Para que o Atlas Ambiental cumpra a sua finalidade a Secretaria Municipal de Educação instituirá um concurso entre os professores, a partir do segundo semestre, e vai premiar quem comprovar a maior utilidade do material didático em sala de aula.

 

Na foto, o diretor presidente da Agrária, Jorge Karl; o prefeito Cesar Filho; a vice prefeita Eva Schran e o representante da Basf, José Carlos Sandrini Junior.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo