22/08/2023



Esportes Guarapuava

Atleta de Guarapuava está de malas prontas para escolinha do Flamengo

Clube Flamengo monitora o atleta desde os seis anos e hoje com nove, ele vai para a base do maior clube de futebol do país

gulinha5

Gulinha rumo ao Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Um atleta guarapuavano está com as malas prontas para morar no Rio de Janeiro. Aos nove anos de idade, Arthur Obal Gula, o ‘Gulinha’ vai compor a equipe de base do Flamengo. O menino, que nasceu na Vila Colibri, periferia de Guarapuava, mostrou a ‘queda’ pelo futebol de campo desde bebê.

De acordo com a mãe dele, Bia, desde os primeiros meses ele já demonstrou interesse pelo futebol. “Ele aprendeu a engatinhar efetivamente no chão do campo de terra do Colibri de Baixo, sempre com a bolinha de futebol”. Gulinha ganhou o brinquedo quando completou cinco meses de idade. “A partir daí, passou ser o brinquedo preferido”.

Jogo no ‘terrão’ onde tudo começou (Foto: Divulgação)

Conforme conta a mãe do atleta, quando o Arthur estava próximo de completar três anos, a família iniciou um projeto social voluntário de futebol para as crianças da comunidade. “A partir desse período, ele passou a se desenvolver de forma rápida”.

Ao completar três anos, a mãe conta que o menino entrou na escolinha de futebol do Batel. Entretanto, a incompatibilidade de horário, o fez trocar de escolinha. “Ele passou a frequentar a escolinha da R.B Guairacá”.

NO TRIESTE

Equipe levanta um campeonato (Foto: Divulgação)

Conforme Bia, a dedicação de ‘Gulinha’ e o apoio dos professores pautaram a evolução do atleta. Foi assim que aos seis anos ele competiu pela primeira vez. As jogadas inteligentes e rápidas chamaram a atenção dos professores.

Em maio de 2020, por intermédio e encaminhamento do professor Reginaldo Batista, ele fez a primeira avaliação no Trieste F.C de Curitiba, que é o principal Centro de Captação do CR Flamengo do Rio de Janeiro.

Desde então, o pequeno atleta passou a ser monitorado pelo clube. Para isso, diversas vezes, Gulinha foi ao Trieste. Começava o período de uma semana de adaptação e monitoramento.

Até que em maio de 2022, ele recebeu o convite para compor a equipe de base de forma definitiva. Nesse período, a partir da primeira avaliação, também passou a competir por equipes de Maringá, Irati e Curitiba.

O atleta e a primeira bola (Foto: Divulgação)

O Gulinha, sempre foi um menino focado e dedicado nos compromissos, sempre com o apoio principalmente da família. Tem um ótimo desempenho escolar. Aliás, a participação no futebol está condicionado ao bom desempenho escolar, acordo feito entre nós.

Gulinha e os pais (Foto: Divulgação)

Hoje a família está se organizando para que a mudança definitiva de cidade ocorra em janeiro de 2023.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo