Por Bruno Martins
Eduarda Guimarães, 16 anos, como toda jovem estuda de segunda a sexta-feira, faz curso profissionalizante e todos os dias vai para o tatame treinar judô e jiu jitsu. No currículo a atleta de Guarapuava tem várias competições de nível estadual como o JESP (Jogos Escolares do Paraná) de 2012 e 2013, Paranaense sub 18 e sub 21 Estímulo, além de tantas outras conquistas e pódios que formam uma extensa lista. A última foi no dia 16 de agosto onde levou o primeiro lugar no Paranaense Sub 23 (até 52 quilos), garantindo vaga para o brasileiro da categoria que será disputado em Natal-RN (leia mais).
Mas uma atleta ainda tão jovem e promissora enfrenta muitas dificuldades para se manter no esporte. “Costumo brincar que meu patrocínio é o “paitrocínio” e a Tia Dadá”, diz sorrindo a atleta. Eduarda recebe ajuda para viagens da Secretaria de Esportes do município, apoio da Faculdade Guairacá e da Academia Randori onde treina, mas não o suficiente para as necessidades da carreira. As hospedagens, alimentação e custos extras saem do bolso do pai e de uma tia do interior de São Paulo.
Eduarda exibe orgulhosa algumas de suas conquistas em apenas dois anos de carreira
“O maior problema é a questão financeira. Já conversamos com empresas, estamos buscando o patrocínio, mostrando através das conquistas que ela é uma atleta que pode dar visibilidade e retorno, mas muitas vezes esbarramos em questões burocráticas”, conta o pai Eduardo Guimarães, que orgulhoso da filha, vende salgados para lanchonetes, escolas e eventos onde consegue os cerca de R$ 900,00 mensais para manter o sonho da filha vivo.
“Meu sonho é ser campeã brasileira, quero sempre figurar entre os melhores, sonho muito com participação em Olimpíada”, revela Eduarda com brilho nos olhos. O pai faz contato com empresas da cidade para conseguir patrocinadores que terão espaço nas mangas do kimono durante competições e eventos.
O fato é que Eduarda, Alexia Lima, Luis Guilherme Guimarães (irmão de Eduarda), Vagner Ribas Mucci, Jhonathan Elias Machado, entre outros, todos campeões, são exemplos da visibilidade e força do judô guarapuavano que de oito vagas prencherá três na disputa do brasileiro. Ajuda de empresas promoveria o esporte, incentivaria novos atletas e aumentaria ainda mais o excelente nível da modalidade no município que atrairia as atenções do cenário nacional para os tatames de Guarapuava.
ALGUMAS CONQUISTAS DE EDUARDA
2012
Vice-campeã Jesp
2013 (já como atleta da Federação Paranaense)
Vice-campeã Campeonato Paranaense Marrom Preta e Estimulo
Campeã Paranaense Sub 18 e Sub 21 Estimulo
3ª colocada Paranaense
Campeã Copa Randori
Campeã Jesp
3ª colocada Copa Paraná
2014
3ª colocada Paranaense Sub 18 e Sub 21
Campeã II Etapa Paranaense de jiu Jitsu
Campeã Paranaense da Região Oeste
Vice campeã Jogos Abertos Interior de São Paulo
Campeã Paranaense sub 23