* Da Redação
Os atletas paranaenses que participaram dos Jogos Parapan-Americanos foram homenageados nessa segunda feira (1º) em Curitiba.
A deputada Cristina Silvestri participou da homenagem, feita pelo governador Beto Richa e pelo secretário doEsporte e do Turismo, Douglas Fabrício, no Palácio Iguaçu.
Segundo a deputada, a homenagem é um reconhecimento pelo desempenho dos atletas na competição. Os mesatenistas guarapuavanos Ezequiel Babes e Welder Knaf conquistaramouro na competição por equipe do tênis de mesa e Babes pratano individual.
Foi criado em Guarapuava, há mais de dois anos, o Centro de Excelência de Tênis de Mesa, para que atletas possam treinar e se preparar para competições da modalidade. Atualmente o projeto tem 60 pessoas inscritas entre atletas profissionais e iniciantes.
Conforme Cristina Silvestri, o sucesso do programa TOP 2016, aliado ao incentivo ao esporte do município de Guarapuava nos últimos dois anos contribuiu para os resultados no Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá. No último Pan-americano os atletas do TOP 2016 teriam ficado em 16º lugar no quadro de medalhas, à frente de Paraguai, Uruguai e Bolívia. “O resultado reforça o nosso empenho em transformar o Paraná em referência vitoriosa do esporte olímpico e paraolímpico no país”, finaliza.
Durante a solenidade, o Secretário de Esportes Douglas Fabrício, fez um balanço das políticas públicas para o setor e lembrou que, atualmente, 1.600 atletas são contemplados com as bolsas do programa Talento Olímpico Paranaense. “O incentivo ao esporte é muito importante para a educação e saúde, além de manter os jovens distantes das drogas. Vamos ampliar ainda mais essas bolsas de incentivo para que, cada vez mais, o Paraná se torne uma referência nacional e internacional no esporte”, disse Douglas Fabrício.
Ao todo, o Paraná foi representado por 24 atletas no Parapan de Toronto. Eles conquistaram 19 medalhas. Nove atletas são do programa Talento Olímpico Paranaense -TOP 2016 trouxeram dez medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e três de bronze, nas seguintes modalidades: vôlei sentado, bocha, tênis de mesa e halterofilismo.
O Brasil obteve o primeiro lugar no quadro de medalhas com 257 medalhas, sendo 109 ouros, 74 pratas e 74 bronzes, na frente de países como Canadá, com 168 medalhas (50 ouros, 63 pratas e 55 bronzes) e dos EUA, com 135 medalhas (40 ouros, 51 pratas e 44 bronzes).
PROGRAMA TALENTO OLÌMPICO PARANAENSE
O PROGRAMA TOP 2016 é uma iniciativa do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo/Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, executado com o patrocínio direto da Copel, além de incentivos fiscais.
Um dos pontos mais importantes do programa é atender o paradesporto. A atual edição ampliou o número de bolsas para os paratletas, passando de 10% para, no mínimo, 15% do total disponível, dependendo da modalidade praticada.