22/08/2023


Geral Guarapuava

Atletismo dá a largada nos Jesps, em Guarapuava

imagem-141162

Da Redação

Guarapuava – Os Jogos Estudantis da Semana da Pátria (Jesps) já começaram em Guarapuava. Desde a quinta (31), cerca de 4,5 mil atletas de 49 escolas movimentam a pista municipal de atletismo, anexo ao Ginásio de Esportes Joaquim Prestes, o 'Joaquinzão'. A abertura, porém, está marcada para a quarta (06), às 13h30.

De acordo com o secretário de Esportes e Recreação, Pablo Almeida, as competições coletivas começarão na segunda (11), nas modalidades vôlei, handebol, basquete, futebol 7, futsal, xadrez, orientação, bicicross, mountain bike, ciclismo speed, judô, karatê, taekwondo, mini basquete, mini vôlei, mini handebol, mini futsal, mini boliche, bete ombro, caçador, tria e dama. Competem atletas entre 9 e 17 anos. Segundo Pablo, as competições estão descentralizadas em 13 pontos da cidade.

Os jogos seguirão até 24 de setembro, nos períodos da manhã e noite. Serão premiados os três atletas classificados em cada categoria, além das escolas e os campeões gerais dos Jesps.

AMBULÂNCIA

Na manhã desta sexta (01), um criança caiu e se machucou. Um pai, que acompanhava as competições, e que não quis ser identificado, se revoltou com a ausência de ambulância e da falta onde os atletas  possam se abrigar do sol. “Imagine em torno de 150 crianças fazendo práticas esportivas e como em todo esporte há risco de lesão, uma queda, uma fratura e até mesmo problemas cardíaco”, observou.

Segundo o pai, ele presenciou a queda de uma aluna na prova de 150 metros e quem a socorreu foi o professor que a acompanhava. “Vejo aí um enorme descaso para com os atletas e professores. Temos que incentivar as crianças a fazer exercícios físicos, mas com infraestrutura, principalmente, na área da saúde”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), a ambulância está à disposição na base do Samu, que fica a cerca de 500 metros da pista municipal de atletismo. Segundo a Secom, a atleta que se machucou recebeu o atendimento necessário por parte da equipe da Secretaria de Esportes e Recreação.

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo