Na manhã desta quarta feira (25), uma audiência com a promotora de Justiça da Comarca de Laranjeiras do Sul deve decidir os próximos desdobramentos do bloqueio realizado por integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) frente à prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu. A ação impede o acesso dos servidores públicos e o atendimento à comunidade local desde a última segunda feira (23).
A audiência foi solicitada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Rio Bonito do Iguaçu, Milton Rodrigues, e será realizada no Fórum de Laranjeiras do Sul, às 10h. A reunião discutirá a divisão dos municípios que envolvem áreas de assentamento e os atendimentos para melhorias de estradas, saúde e educação.
Participarão da audiência o prefeito Ademir Fagundes, o presidente da Câmara de Vereadores Milton Rodrigues, a coordenação do MST e o prefeito de Nova Laranjeiras, Lineu Gomes.
De acordo com a prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, a expectativa é que após a audiência, o paço municipal seja reaberto.
Em entrevista ao Portal RSN, o integrante da coordenação do Movimento, Toni Escobar, declarou que até a realização da audiência, o acesso à prefeitura segue bloqueado.
O CASO
Desde a manhã da última segunda feira (23), integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) do acampamento Herdeiros da Terra de Primeiro de Maio, de Rio Bonito do Iguaçu, interditam a entrada da prefeitura municipal. A maioria dos integrantes do protesto são estudantes do acampamento, que reivindicam melhorias em questões de infraestrutura, saúde e educação na região da ocupação.
Até o momento, reuniões com o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu e sessões extraordinárias da Câmara de Vereadores local articulam a tramitação das principais reivindicações do grupo de manifestantes.
De acordo com Toni, embora a avaliação da mobilização até o momento seja positiva, algumas questões ainda estão sendo articuladas com as autoridades.
“Seguimos com a mobilização e mantemos a prefeitura fechada. Conseguimos algumas demandas e ajustes de pontos a médio e longo prazo, mas algumas questões que envolvem autoridades superiores estão abertas e estamos buscando essa articulação”.
PAUTAS SOLICITADAS
De acordo com a pauta de reivindicações encaminhadas ao Portal RSN, as solicitações dos manifestantes são:
– adequação e cascalhamento imediato dos 50 km de estrada que são linhas escolares no Acampamento;
– ampliação do transporte escolar no segundo semestre de 2018 (sugere-se três novas linhas);
– auxílio municipal na construção da nova sede da escola itinerante Herdeiros do Saber;
– perfuração de poço artesiano ou colocação de sistema de água à base de bomba d´água para a escola;
– retomada do atendimento médico semanal nas comunidades do acampamento; instalação de consultório container, com atendimento clínico e odontológico;
– disponibilização de micro ônibus para transporte de pacientes da comunidade até a sede do município.