22/08/2023


Geral

Audiência pública debate plano de educação para os próximos dez anos

imagem-92302

Da Redação, com Thiago Chiapetti 

O documento-base do Plano Municipal de Educação (PME), alinhado ao Plano Nacional de Educação (PME) – lei 13.005/2014 –, foi apresentado em Candói nesta quarta-feira, 20. No auditório da Câmara de Vereadores, os professores, autoridades e entidades de classes representativas participaram de uma audiência pública. Na oportunidade, eles discutiram as diretrizes e propostas construídas por um comitê gestor central, instituído por meio da portaria 559, de 29 de outubro de 2014.

Após a análise dos profissionais da educação, o documento-base será encaminhado em forma de projeto de lei ao Poder Legislativo, responsável pela última etapa de análise e validação para que seja promulgada a Lei do Plano Municipal de Educação de Candói.

A secretária municipal da Educação, Ana Lúcia Pedroso, abriu as atividades da audiência com um auditório lotado de participantes. “Nossa maior preocupação foi elaborar um plano para os próximos dez anos (de 2015 a 2024) pensando na educação do nosso município como um todo. Por isso o dia de hoje é muito importante para nós. E por isso agradecemos a todos que nos ajudaram com o plano municipal de educação”, disse na cerimônia de abertura.

O vice-prefeito Jeferson Morandi, que representou o prefeito Gelson Costa, também reforçou a importância do plano para os próximos dez anos. “Vai ultrapassar nossa gestão e vai para gestões futuras. Isso é muito importante”, discursou. “E vocês são professores e não há pessoas mais capacitadas para discutir esse assunto”, destacou o vice-prefeito que também mencionou os investimentos do Governo Municipal, como reformas nas escolas e reajuste do salário dos professores.

Itamara Forquim, representante da APP-Sindicato em Candói, aproveitou para destacar a participação dos profissionais da educação. “Como é bom saber que Candói está nesse processo de construção do plano municipal de educação. São momentos em que devemos participar porque são muito importantes. Sabemos que a educação é prioridade, e nós sabemos mais do que ninguém porque estamos no dia a dia trabalhando.”

Para Edil Amaral, do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava, “este momento que Candói está vivenciando ficará registrado na história do município”. Até porque se trata de um grande estudo que vai durar dez anos. “Este é um plano apartidário, por isso esse incentivo para que todo mundo esteja participando, discutindo e contrapondo ideias”, comentou.

Também participaram da audiência pública, os vereadores Giovane Ivatiuk, Celso Turok e Luiz Carlos Brustolin, o Kako; o cabo Murilo, do Corpo de Bombeiros; e o pastor Marcos Alvarenga, da Igreja Presbiteriana Renovada. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo