22/08/2023
Paraná Política

Audiência pública on-line retoma discussão sobre o pedágio no Paraná

Pedágio volta à pauta de deputados, prefeitos e vereadores nesta quarta (13), às 14h. A audiência debaterá o impacto das obras nos municípios

alep

Pedágio é uma das preocupação de deputados (Foto: Reprodução/Alep)

Prefeitos e vereadores paranaenses têm um encontro marcado nesta quarta (13) às14h. De acordo com a pauta, uma audiência pública on-line vai debater o impacto do novo modelo de pedágio no Estado. O encontro, proposto pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio, será remoto. Conforme a Alep, a transmissão será ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Legislativo.

Conforme a Alep, a audiência terá uma exposição técnica do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O estudo demonstrará as intervenções pretendidas nas rodovias e entorno. Isso, dentro dos limites de cada município. Assim sendo, serão identificadas duplicações, faixas adicionais, travessias urbanas, marginais. Além de contornos, viadutos, trevos, trincheiras entre outras novas obras.

Entretanto, a apresentação vai abordar também os degraus tarifários sem justificativa técnica e os descontos tarifários limitados pelos aportes. Bem como as faixas de desconto sem justificativa técnica e inibidoras de tarifas baixas. Além das tarifas oneradas pela garantia cambial. Além do risco de abuso nas receitas estimadas (áreas conturbadas).

De acordo com o primeiro secretário da Alep Luiz Claudio Romanelli (PSD), a Frente Parlamentar teve uma vitória ao barrar o modelo híbrido. Aquele proposto inicialmente pelo Governo Federal. “No entanto, outros pontos trazem preocupação. Um deles são as obras que cortam os municípios”.

Não houve uma anuência dos municípios e nem discussão sobre planos de mobilidade. Se não resolvermos esses problemas agora, isso tudo acaba virando mais custos nas tarifas. Penso que é necessário aprofundar e questionar tudo isso.

Dessa forma, o coordenador da Frente Parlamentar, Arilson Chiorato (PT), destacou que a discussão será de forma técnica. “Vamos ter a comprovação do que estamos falando há muito tempo. Assim, esta apresentação dá tranquilidade de que estamos tomando a decisão correta em fazer esse enfrentamento ao Governo Federal. A proposta pode ser tão nociva quanto o pedágio anterior”.

SERVIÇO

Por fim, o encontro, proposto pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio no Paraná, vai ser de forma remota, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia, site e pelas redes sociais do Legislativo.

A audiência poderá ser acompanhada diretamente pelo aplicativo Zoom por meio do link: https://us06web.zoom.us/j/83993824487?pwd=NDJDTnVsUkZJVVcwT1IzbkN2TVVrUT09

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo