22/08/2023
Agronegócio

Auditoria na Sociedade Rural vai levantar o déficit financeiro da entidade

imagem-25749

Uma reunião na tarde desta quinta-feira (5) na Sociedade Rural de Guarapuava inicia os trabalhos de auditoria na entidade. O foco é a situação financeira da SRG. Por enquanto, o presidente Johann Zuber Junior, que assumiu em 2 de maio deste ano, prefere não revelar o déficit, mas confirma a existência de títulos em cartórios da cidade.
“Existe um déficit, mas vamos aguardar o resultado da auditoria que deverá concluir o trabalho nas próximas três semanas”, disse Zuber.

A decisão da auditoria nas contas da Sociedade Rural foi tomada pela comissão composta para a transição da diretoria e que tinha como membros o próprio Zuber, além dos empresários rurais Rodolpho Luiz Werneck Botelho e Josef Pfann Filho. Foi formada durante assembleia da entidade que não aprovou as contas da gestão anterior, presidida por Nelson Virmond.  A comissão foi extinta após a eleição na entidade.

Para fazer frente às dívidas herdadas da gestão anterior, os credores estão sendo convidados para uma renegociação.

Criada há 12 anos para suprir um vácuo deixado pelo Sindicato Rural de Guarapuava à época no setor do agronegócio, a Sociedade Rural é composta por 215 associados, dos quais 118 estão ativos. A “oxigenação” desse setor, que passa, principalmente, pela recuperação da imagem da entidade, é um dos principais desafios da nova diretora, aliada ao saneamento financeiro.

Hoje os novos diretores apostam na credibilidade da pessoa física de cada membro da nova diretoria para atingir esse objetivo. A maioria dos débitos está sendo renegociado devido à nova composição da diretoria.”
“Temos na diretoria representantes de todos os núcleos de produtores e cooperativas”, anuncia Zuber.

O novo conceito de gerência que está sendo implantado na Sociedade Rural passa também pela Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava, a Expogua, maior evento promovido pela entidade. E é nesse evento marcado para acontecer entre 5 e 14 de agosto que a Sociedade Rural deverá recuperar parte do recurso para quitar as dívidas.
“Vamos fazer uma Expogua viável”, diz Zuber. É que grande parte do déficit financeiro da entidade foi gerado por prejuízos que se acumularam nos últimos anos do evento. 
Para se ter uma ideia, dos shows promovidos em 2010, apenas um (João Bosco e Vinicius) não deu prejuízo e foi possível pagar o contrato.

A primeira alteração que acontecerá nesse sentido é eliminar a cobrança dupla que acontecia nas noites de shows quando as pessoas pagam para entrar no Parque e depois pagam para assistir o show.
“Vamos cobrar apenas a entrada no Parque”, anuncia Zuber. Outra estratégia para repor as finanças da entidade são os leilões que acontecerão com parcerias envolvendo os produtores. A empresa leiloeira será contratada para o leilão. Antes, a empresa tinha participação nas vendas.

A NOVA DIRETORIA:
A nova diretoria executiva da Sociedade Rural está assim constituída:
Diretor-Presidente: Johann Zuber Junior
Diretor 1° Vice-Presidente: Rodolpho Luiz Werneck Botelho
Diretor 2° Vice-Presidente: Josef Pfann Filho
Diretor 1° Secretário: Francisco Caldas Serpa
Diretor 2° Secretário: Edson Rodrigues de Bastos
Diretor 3° Secretário: Ricardo Teixeira
Diretor 1° Tesoureiro: Denilson Baitala

Diretor 2° Tesoureiro: Claudio Marques Azevedo
Diretor 3° Tesoureiro: Ercio Padilha Carneiro

CONSELHO FISCAL
Alceu Sebastião de Araujo
Edio Sander
Eduardo Josef Reinhofer
Lincoln Campello
Marcelo Cunha

SUPLENTES
Abdul Rahman Daruich
Jeferson José Martins
Roberto Motta Junior

CONSELHO CONSULTIVO
Alan Marcus Blanc
Anton Egles
Casas Agroboi
Conrado Ernesto Rickli
Emilio Carlos Weyand
Francisco Carlos Spyra
Gerson João Mendes de Abreu
Max Tedy de Col Teixeira
Paulo Henrique Chaves Klodfleisch
Roberto Hyczy Ribeiro

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.