Da Redação com informações da Secom
Guarapuava – Mulheres do Bairro Primavera tem a oportunidade de entrar em forma com aulas de zumba. É o projeto SOS Bem Estar que oferece também outras atividades, com acompanhamento fisioterapêutico e nutricional. O projeto é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Esportes.
De acordo com Franciele Pauluk, uma das coordenadoras do projeto, o fisioterapeuta vai observar e ajudar as participantes a realizarem os movimentos da maneira correta, dando dicas de exercícios e massagens que podem ser feitas também em casa. "Uma vez por mês elas terão acompanhamento médico e nutricional, para aferir a pressão arterial, checar o colesterol, diabetes e receberem uma dieta.”
A professora de zumba Rafaela dos Santos Ida é voluntária no projeto há seis meses. “É muito gratificante fazer parte do SOS Bem estar, as meninas vêm me procurar e agradecem, falam que estão se sentindo bem com elas mesmas. A zumba está ganhando espaço no mundo inteiro porque engloba vários exercícios que mexem com a musculatura. Ela ajuda não só na parte física como também na psicológica, melhorando a autoestima e o bem estar das meninas.”, comenta a professora.
Daniele Aires começou a participar do SOS Bem Estar em setembro do ano passado e já reduziu 30 cm de quadril. “Eu não fiz nenhum acompanhamento da minha redução de peso, percebi que estava mais magra pelas roupas. Eu vestia tamanho 48, 50 e hoje estou no 44”, conta Daniele.
As aulas de zumba são realizadas nas quartas e quintas-feiras, das 8h às 9h, e a noite, nas terças e quintas, das 21h às 22h. O SOS bem estar é voltado para mulheres a partir dos 18 anos. Para participar, as interessadas podem comparecer à Associação da Terceira Idade do bairro Primavera, no horário das aulas. É cobrada uma taxa de R$ 40 mensais, para pagar o transporte da professora e dos médicos. A aula experimental é gratuita.