Laranjeiras do Sul – As aulas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) devem começar em março de 2010. A previsão é do ministro da Educação, Fernando Haddad, que participou ontem da solenidade de sanção da lei que institui, 50 anos depois da UFSC, nova universidade federal em Santa Catarina. O ato foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do Executivo Federal em Brasília. Estiveram presentes senadores, deputados, prefeitos, vereadores e educadores.
De acordo com o relator do projeto de lei que cria a UFFS, deputado André Vargas (PT-PR), serão aceitos alunos de escolas públicas através de processo seletivo pelo Enem. Vamos democratizar o acesso ao conhecimento, desenvolver e integrar toda região Sul, afirma.
Vargas lembra que esta foi a décima primeira instituição de ensino superior criada pelo governo Lula. Até o final deste governo serão 14, incluindo a Universidade de Integração Latino Americana, no Paraná, a Universidade Luso-Afro Brasileira, na Bahia, e outra no oeste do Pará, destaca.
A partir da sanção, o ministério do Planejamento deverá iniciar a seleção dos 500 professores e 400 funcionários que deverão compor o quadro da instituição.
A nova universidade oferecerá 2.160 vagas. A UFSS terá campi espalhados em 400 municípios terá cursos voltados para o potencial econômico de cada região. No Paraná, haverá campi em Laranjeiras do Sul e Realeza. Em Santa Catarina, a sede será em Chapecó. No Rio Grande do Sul, haverá unidades em Erechim e Cerro Largo.
Fotos: José Cruz/ABr e Ricardo Stuckert