Não há necessidade de prolongar o período de férias dos estudantes nas escolas e cursos superiores de Guarapuava por causa da gripe H1N1. A decisão foi tomada pelo Comitê Municipal de Prevenção à Influenza após análise feita durante reunião recente. O retorno das férias ocorrerá normalmente, desde que sejam mantidas as medidas de prevenção nas escolas e faculdades.
O responsável pela Vigilância Sanitária e representante da Secretaria Municipal de Guarapuava no Comitê, Fernando Pedrotti, disse que as ações de prevenção desenvolvidas estão sendo eficazes, visto uma diminuição de casos com suspeita de H1N1. Segundo o médico, o que ocorre não é uma epidemia, pois para chegar a isso , os números de casos deveriam ser mais próximo dos número de 2009. “As pessoas estão mais prevenidas, e é assim que tem que continuar. Comprovadamente, a prevenção é a melhor maneira de combater a gripe”, afirmou Pedrotti.
Qualquer caso de febre alta, intensa dor de cabeça, tosse junto com dor no corpo é considerado suspeito de H1N1, mesmo que esses sintomas não sejam exclusividade da gripe.
Com assessoria/Prefeitura