Apesar do anúncio de 15,99% de aumento na tarifa residencial da energia elétrica, a maioria dos clientes da Energia, em Guarapuava, não precisarão mexer no orçamento doméstico. Isso porque o aumento atinge somente os usuários de luz da Copel que, no município, estão presentes apenas na área rural. A confirmação foi feita pela Energisa ao Portal RSN. Atualmente a empresa possui 60 mil clientes em Guarapuava.
“Os nossos clientes podem ficar tranquilos que a Energisa não repassará esse percentual”, informou a assessoria de imprensa da empresa a esta reportagem.
Segundo a Copel, do total do reajuste definido pela Aneel, apenas 0,31% corresponde ao custo operacional da empresa. Grande parte do aumento é consequência dos preços dos contratos de compra de energia, ajustados pela inflação e agravados pela falta de chuvas nos últimos anos. Além disso, o aumento do encargo da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo gerido pelo Governo Federal, também pesou neste aumento.
De acordo com a Aneel, o reajuste médio para os consumidores industriais, atendidos em alta tensão, será de 17,55% e para os consumidores residenciais e comerciais, atendidos em baixa tensão, o reajuste médio será de 15,13%.
As novas tarifas podem ser aplicadas a partir do dia 24 de junho.