22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Autistas ganham vagas e mesas preferenciais no Shopping Cidade dos Lagos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem dois milhões de autistas no Brasil. Em Guarapuava, são cerca de 300, segundo a AGMA

henrique

Autistas têm mesas reservadas (Foto: RSN)

O horário do almoço nesta segunda (30) teve um momento especial para o jovem Henrique Armstrong. Pela primeira ele se deparou com uma mesa preferencial para autistas numa Praça de Alimentação. E Henrique não estava só. Ele tinha com ele os cães Jung e Husher, ambos da raça Spitz-alemão, considerados cães-guias. A mãe, Rita, também estava presente.

Sentado à uma delas no Shopping Cidade dos Lagos, em Guarapuava, o jovem disse ao Portal RSN que iniciativa como essa, possibilitam um conforto maior às pessoas com necessidades especiais. “Mas também representa a conscientização da pessoas. Para entender e melhor acolher o próximo nas suas fragilidades”. No entanto, o Shopping também reservou duas vagas especiais no estacionamento coberto.

Conforme disse Rita Armstrong,  o Shopping Cidade dos Lagos lançou um olhar diferenciado para a inclusão de autistas.

O que vemos hoje é uma grande conquista. É a sensibilidade de um shopping que preza pela inclusão dos clientes. Nós mães estamos exaustas com a falta de espaços adequados para nossos filhos. Estamos cansadas do preconceito, da falta de informações. E esse gesto de hoje representa uma abertura, um olhar diferenciado de inclusão. 

Segundo a mãe, um dos grandes desafios que pais e familiares de crianças com Transtorno de Espectro do Autismo (TEA), é o chamado ‘preconceito reverso’. Afinal, o autista não traz sinais na aparência. Isso dá a impressão de não serem portadoras de nenhum tipo de necessidade especial. O que gera desconfiança nas pessoas que a cercam. “Muitas vezes são julgados como mimados, mal educados, entre outros adjetivos”.

Vagas em estacionamento (Foto: Mkt/Shopping Cidade dos Lagos)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem dois milhões de autistas no Brasil. E uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista. Em Guarapuava, segundo a presidente da Associação Mundo Azul, Losanja Luciana Gonzales dos Santos, há cerca de 150 famílias com autistas. “Algumas, têm mais de uma pessoa. Então calculamos que há pelo menos 300 autistas na cidade. E muitos deles ainda não chegaram até a Associação”. No entanto, a entidade também abriga famílias de Pinhão, Prudentópolis, Pitanga, Laranjeiras do Sul.

Momento da inauguração das mesas (Foto: MKT/Shopping Cidade dos Lagos)

“Participar da inauguração das vagas exclusivas e das mesas preferenciais foi um marco na história da AGMA e também com certeza na história do Município. Sabemos que pouquíssimas cidades têm esse privilégio até hoje. Por isso, que o Shopping Cidade dos Lagos, sirva de exemplo para outros estabelecimento”

Sabemos que muitos autistas preferem não sair de casa, por não conseguir se sentir bem em ambientes com muito movimento e barulho. E os pais acabam se privando do convívio social por esse motivo. Então, criando um espaço de inclusão possibilita que os pais se sintam mais confortáveis para sair com os filhos.

Para o gerente geral do Shopping, Daiçon Maciel, a repercussão surpreendeu. “Um momento que para nós pareceria algo tão simples, foi recebido com uma emoção muito forte por parte da Associação, por parte de uma mãe”. No entanto, segundo Daiçon, as ações afirmativas não param por ai.

Estamos preparando um cinema para esse público. Isso porque estamos aprendendo com eles qual é a melhor forma de atuar. Nossa equipe está envolvida. O marketing, a segurança que tem o contato direto com o cliente. Está sendo gratificante. 

Conforme especialistas, o autismo é uma síndrome que afeta a capacidade de comunicação, interação e comportamento. Todavia, o transtorno pode se manifestar em diferentes intensidades. Mas, de um modo geral, os autistas não reagem bem em algumas situações, como ambientes muito barulhentos ou estressantes. A reação a esses cenários varia de pessoa para pessoa. Entretanto, a insegurança, medo e desconforto sentidos são sempre prejudiciais tanto para o autista quanto para aqueles que com ele convivem.

OUTROS

Em Guarapuava, a causa está na pauta desde 2019. Nesse ano foi sancionada a lei nº 2947/2019, de autoria da Associação Guarapuavana Mundo Azul. Essa lei determina aos órgãos públicos e estabelecimentos privados a não deixarem pessoas com TEA em filas. Assim sendo, esses locais devem ter o símbolo nas placas preferências para que portadores da carteira municipal de identificação de autistas tenham atendimento prioritário. Assim como idosos, gestantes e deficientes.

Outra lei, agora federal, permite a entrada de cães-guias em qualquer ambiente.  Esses animais são treinados para ajudar autistas a desempenhar funções consideradas um desafio. Como, por exemplo, interagir com outras pessoas em ambientes públicos. Além disso, a relação ‘humano-animal’ costuma ser marcada por confiança e sentimento de segurança entre ambos. A companhia do animal também pode, em muitos casos, contribuir com a diminuição da ansiedade dos autistas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.