O Detran do Paraná irá dividir com as autoescolas a responsabilidade pelos cursos de reciclagem para motoristas que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação suspensa por excesso de pontos. Qualquer uma das 900 autoescolas poderão se cadastrar junto ao Detran para oferecer o curso.
Atualmente, apenas o Detran oferece o curso no Paraná, nas suas 45 unidades espalhadas pelo estado. Com a entrada das autoescolas no ramo, os motoristas não precisarão ter que viajar para conseguir recuperar o direito de dirigir.
Além disso, os cursos oferecidos no Detran são sazonais, em função da demanda de carteiras suspensas. Por conta disso, a demora para recuperar o documento pode chegar a 60 dias.
Para garantir a qualidade dos cursos, o Detran irá orientar os professores das autoescolas e as apostilas serão avaliadas. A frequência dos alunos será conferida com impressão digital e as aulas deverão ser gravadas.
Com relação ao preço, o Detran não irá estabelecer limites. A concorrência deverá ditar o valor do curso. No Detran, o curso continuará a ser oferecido a um custo de quase R$ 80.