No dia 17 de setembro, será aberta uma Chamada Pública para a comunidade escolar, composta por professores e educadores. E ainda representantes das ‘Instâncias Colegiadas’ (Conselho Escolar e Associações de Pais) e demais profissionais da área, para avaliar as estratégias contidas dentro do Plano Municipal de Educação (PME) em Guarapuava. Os participantes poderão apontar sugestões, ideias e ações dentro das propostas já estabelecidas.
Desse modo, por lei, segundo o secretário de Educação, Pablo de Almeida, o plano recebe avaliação a cada dois anos para reajustar as estratégias de acordo com a nova configuração da educação municipal. “Por isso que a Consulta Pública está sendo feita. Para que essa revisão aconteça com segurança e acessibilidade. Assim, sem a necessidade de uma audiência com um número restrito de pessoas, por causa da pandemia”.
PRAZO
A Secretaria de Comunicação informou que o PME tem as determinações previstas na Lei Municipal (2414/2015) com um plano de metas a serem atingidas em um prazo de 10 anos (2015 a 2025). Além disso, tem como base metas federais para a Educação. E tem como objetivo uma educação de alta qualidade para o município, bem como a superação de desigualdades sociais e erradicação da discriminação.
Além disso, a valorização dos profissionais da educação, a formação de cidadãos e trabalhadores éticos com a promoção de promover princípios de respeito, conhecimento e de gestão democrática da educação pública, além de estabelecimento de metas de aplicação de recursos públicos em educação também estão contemplados no PME.
Assim, para participar basta acessar o link e preencher dados de identificação e terá acesso as 20 metas e 157 estratégias. Depois disso, a consulta pública, todas as sugestões apresentadas pela população serão analisadas e sistematizadas por uma equipe formada por integrantes da Secretaria Municipal da Educação e Fórum Municipal da Educação. O prazo termina em 30 de setembro.
Leia outras notícias no Portal RSN.