22/08/2023



Guarapuava Saúde

Avança a conversa com o ‘Albert Einstein’ para a gestão do Cancer Center

Se a saúde de Guarapuava avança com o 'Albert Einstein' a preocupação agora é com o futuro do Hospital Regional após a pandemia, diz prefeito

cancer center

Israelita Albert Einstein está prestes a assumir a gestão do Hospital São Vicente Cancer Center ( Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Estão bem avançadas as conversas para que o grupo israelita Albert Einstein gerencie os  atendimentos do Cancer Center em Guarapuava. Hoje essa responsabilidade cabe ao Hospital Erasto Gaertner.

De acordo com o prefeito Celso Góes (Cidadania) a fase agora é de detalhamento da parceria com o Hospital São Vicente. “Estivemos em Curitiba hoje (8) para fazer o anúncio ao governador Ratinho Junior”. Conforme o prefeito, ele estava acompanhado pelo presidente do Conselho Gestor do Cancer Center, Odacir Antonelli; e deputados Ademar Traiano e Artagão Junior.

Ademar Traiano, Artagão Junior, Odacir Antonelli, Ratinho Jr e Celso Góes (Foto: Ascom/gabinete deputado Artagão Jr)

O Hospital Israelita foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, um dos melhores hospitais do mundo pela revista americana Newsweek. Em pesquisa feita em 25 países, trata-se do único da América Latina mencionado entre os 50 primeiros nesse ranking.

HOSPITAL REGIONAL PREOCUPA

Hospital Regional (Foto: Arquivo/RSN)

Entretanto, apesar desse avanço na saúde de Guarapuava, há uma grande preocupação. Celso Góes pediu ao governador uma solução para o Hospital Regional. Com sede no bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’, a gestão do HR também aguardava uma resposta do Albert Einstein. Conforme Celso Góes, todavia, a proposta não foi aceita.

Embora o contrato com o Erasto tenha acabado em 31 de dezembro de 2021, houve o prolongamento do prazo por causa da pandemia da covid-19. “Agora fomos cobrar uma solução por parte do governador. A nossa preocupação é o pós-covid. Não podemos perder essa estrutura”. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o objetivo desde a criação do HR, é  após a pandemia atuar como referência para Urgência e Emergência. O perfil será direcionado à ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica. Dessa maneira, cerca de 500 mil habitantes de 20 municípios da Região continuaram sendo atendidos pelo hospital.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo