Da redação, com assessoria – editado por Cristina Esteche
Continuam os debates para a criação da Cooperativa Florestal em Guarapuava. No encontro, que aconteceu nesta sexta (25) foi apresentado ao grupo o que foi discutido na última visita técnica realizada por representantes da comissão.
De acordo com a comissão que cuida do tema, no dia 10 deste mês, a engenheira florestal Hildegard Abt e o produtor rural Eugênio Billek fizeram uma visita à cooperativa florestal Copergera, do município de Imbaú (Campos Gerais). Fundada em 15 de março deste ano, a cooperativa conta com 25 cooperados. Com o presidente, Marcos Geraldo Speltz, eles puderam conversar sobre a criação da Copergera e sobre como a cooperativa – em fase de estruturação –vem trabalhando no mercado de sua região. Durante o encontro foi feito o convite para que os membros da Comissão da Cooperativa Florestal de Guarapuava se associassem a Copergera. “Porém, hoje decidimos em consenso com todos que estavam presentes que não iremos nos associar e sim continuar com a ideia de criar a nossa própria cooperativa”, afirma Hildegard.
Ela também informou que a comissão recebeu o convite do presidente do Sindicato da Indústria da Madeira de Guarapuava (Sindusmadeira), o empresário Alvir Antonelli, para participar da reunião do sindicato no dia 30 de julho.
Os próximos passos da comissão será um estudo mais aprofundado de viabilidade econômica da área florestal da região e a análise da documentação necessária para efetivar a criação da cooperativa florestal.