22/08/2023
Política

Avança elaboração de projetos para Hospital Regional

Mais um passo foi dado para a implantação do Hospital Regional em Guarapuava. O deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS), o reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Aldo Bona, o chefe da Regional de Saúde em Guarapuava, Vinícius Traiano, e membros da Comissão Executiva composta para tratar do tema se reuniram nesta terça-feira (14), em Curitiba, com o secretário de Estado da Saúde em exercício, Renê Moreira dos Santos. A pauta do encontro tratou dos ajustes dos procedimentos das comissões responsáveis pela elaboração dos projetos de implantação do Hospital Universitário Regional e do curso de medicina da Unicentro. “Com essa reunião, avançamos muito na questão do Hospital Universitário Regional para Guarapuava, agora precisamos definir qual será a participação do Município, do Estado e da União na viabilização desses projetos”, declarou Cesar Filho.

De acordo com Aldo Bona, o objetivo é definir, em consenso com a Secretaria de Estado da Saúde, o perfil que o Hospital Universitário Regional deve assumir, assim como o curso de medicina da Unicentro. Pelas conversas preliminares, o secretário em exercício disse que já se pode trabalhar dentro do conceito de um hospital que vai atuar com foco na área de urgências e emergências e também com destaque para o atendimento materno-infantil. “A ideia do Hospital Universitário Regional de Guarapuava nasceu da articulação das forças políticas da região, mas também veio de encontro ao que a Secretaria de Estado da Saúde planejava”, comentou Moreira dos Santos. “Não basta criar o curso de medicina, mas um curso que seja vocacionado ao atendimento do Sistema Único de Saúde”, complementou.

O reitor da Unicentro também afirmou que os relatórios das comissões devem ser apresentados à Secretaria da Saúde até o final de agosto, para depois serem encaminhados à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.

Cesar Filho lembrou que a Unicentro é hoje a única universidade estadual do Paraná que ainda não possui curso de medicina, daí a necessidade de apoio dos governos estadual e federal. O parlamentar, que foi relator do Plano Plurianual do Paraná, incluiu a previsão orçamentária para os cursos de medicina, odontologia, engenharias e direito da universidade.

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo