Uma reunião nesta terça-feira (29) na Secretaria Estadual de Administração e Previdência deu mais um passo para solucionar o problema gerado pela falta de atendimento aos associados do Serviço de Assistência (SAS). O atendimentos a aproximadamente 16 mil conveniados está interrompido desde o fechamento do Hospital Estrela de Belém em novembro de 2010.
Durante o encontro de hoje (29), em Curitiba, e que colocou frente a frente o secretário Luiz Eduardo Sebastiani, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho, o superintendente do DAS (Departamento de Assistência à Saúde), Luiz Fernando Macedo, o provedor do Hospital São Vicente de Paulo, Antonio Cesar Ribas Pacheco e a vice-provedora, Viviane Siqueira Ribas, ficou claro que o Governo do Paraná está disposto a investir na readequação da estrutura física do Hospital para dar suporte a demanda do atendimento previsto pelo SAS. Além disso, a proposta do Governo é do repasse de R$ 21,40 per capita para o atendimento conveniado em regime emergencial até que o novo modelo de assistência médica ao servidor público estadual seja concluído.
Uma minuta do contrato proposto pelo Governo do Estado foi entregue aos provedores para análise e decisão.
Esta foi mais uma rodada de negociação com a Secretaria Estadual de Administração para que o impasse do SAS seja resolvido. Em janeiro deste ano o deputado estadual Cesar Filho trouxe a Guarapuava o secretário de Estado da Saúde, Micehle Caputo. Ele participou da inauguração da Maternidade do Hospital São Vicente e também conheceu de perto a situação de precariedade em que se encontra a saúde pública em Guarapuava. Depois disso, há cerca de duas semanas, o deputado reuniu Caputo e Sebastiani em busca de uma solução. Vale lembrar que o SAS é um convênio afeto à Secretaria de Administração e Previdência. Nessa conversa ficou certa a decisão do Governo em investir no Hospital São Vicente por ter cunho filantrópico, o que vai de encontro à proposta que vem sendo feita pelo Governo.
A partir dessa rodada de conversa, Cesar Filho iniciou uma conversa com o Hospital São Vicente para que este assuma o SAS. A proposta foi levada ao conhecimento do Coletivo de Usuários do SAS em Guarapuava, cujos representantes também tiveram uma conversa com a Provedoria. Esses encontros resultaram na reunião desta terça-feira (29) em Curitiba.
A RSN tentou contato com os provedores logo após o final da reunião, mas ambos já encontravam-se em trânsito retornando para Guarapuava.
Matérias relacionadas:
Hospitais não aceitam proposta para atender o SAS
Governo busca hospital interessado em atender pelo SAS em Guarapuava