Interditado desde julho de 2022 para reconstrução, o viaduto que fica sobre a via férrea na avenida Aragão de Mattos Leão em Guarapuava vai ter novo bloqueio. Desta vez, haverá interrupção da passagem até mesmo para pedestres e ciclistas. Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, mesmo com as barreiras, os moradores insistiam em trafegar pelo local.
Dessa forma, uma nova forma de barreira começou na segunda (26) e permanece até a conclusão das obras, que não tem prazo informado. De acordo com o secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava, Adalberto Campos, o bloqueio total do trecho é para a segurança da população.
Quando as equipes estavam trabalhando na parte de baixo da obra, mesmo com a proibição, muitas pessoas insistiam em passar pelo local. Mas agora, não será possível esta prática para segurança de todos, uma vez que haverá serviços na parte de cima.
Conforme a secretária de Obras do município, Jacqueline Satiko Tsuji, há perigo caso alguém descumpra a determinação de não trafegar pelo local. Isso porque, “nesta fase da obra, a construtora vai fazer a retirada do asfalto para dar sequência aos trabalhos”.
A secretária explica que vários espaços vão ficar completamente abertos e, por isso, “caso alguém passe por ali, principalmente à noite, corre sérios riscos de sofrer acidentes”. Além disso, segundo ela, há até possibilidade de uma queda com risco de morte devido à altura.
ORIENTAÇÃO DE DESVIO
Para quem trafega do Centro da cidade sentido bairro, a orientação é para que os motoristas, ainda no trevo da avenida Moacir Júlio Silvestri, nas proximidades de Loja Havan, se mantenham nesta direção. A avenida estará com o tráfego normal, com saída para as rodovias PR-466 e BR-277, além de acesso às ruas dos bairros no entorno.
Quem mora no trajeto entre a avenida Moacir Júlio Silvestri e o viaduto, o desvio pode ser feito pela rua Amaporã. Já no sentido contrário, ou seja, dos bairros para o Centro da cidade, o desvio será pela rua Ovídio Clock, fazendo a conversão à direita. No entanto, antes da Ovídio Clock, há outras ruas que podem ser usadas para o desvio, todas acessando a avenida Moacir Júlio Silvestri.
Lembramos que, tanto de um lado quanto do outro do viaduto, o acesso ficará totalmente bloqueado. Nas ruas Amaporã e Ovídio Clock, haverá a liberação de passagem apenas para os moradores locais.
Leia outras notícias no Portal RSN.