22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Avenidas do ‘Cidade dos Lagos’ atraem adeptos dos passeios de bike

Passeios de bike são a 'febre' nas cidades e em Guarapuava pais tiram os filhos dos jogos eletrônicos para pedalar pelo bairro planejado

bike2

Bike é uma dos meios de locomoção que atrai ‘crianças’ de todas as idades (Foto: Cristina Esteche/RSN)

O feriadão de Carnaval está chegando. E para quem não vai ‘pegar’ a estrada, a dica é curtir coisas simples. Aqui mesmo em Guarapuava. Olha só, além de economizar despesas, você pode aproveitar e curtir a família e amigos. Uma das dicas é pegar uma bike e sair pedalando por aí.

Entretanto, entre os vários lugares, há um espaço planejado também para você. É o bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’. E veja bem, não se trata de conteúdo publicitário. Mas apenas uma contestação. Afinal, não importa se o sol está a pino. Ou se a natureza proporciona um fim de tarde deslumbrante. Lá estão grupos de bike, aproveitando as avenidas largas e extensas, abertas a quem que seja ou more.

Denilson Paganini leva o filho Pedro para pedalar (Foto: Cristina Esteche/RSN)

TIRANDO OS FILHOS DA FRENTE DO COMPUTADOR

Assim sendo, um dos grupos que aproveita a tranquilidade e a segurança do bairro, têm como orientador o professor Marcos Cruz. De acordo com o professor, são crianças entre oito a 12 anos que se reúnem para curtir a natureza. Na verdade, se trata de uma estratégia dos pais para tirá-los da frente dos jogos eletrônicos.

Denilson Pagaganini, por exemplo, leva o filho Pedrinho, de 12 anos, para essa ‘empreitada’. “Ele [o filho] costuma ficar horas e horas no computador jogando Fortnight. Então, pedalando ele tem momentos mais saudáveis”.

Thiago Dongo e o filho Lucas (Foto: Cristina Esteche/RSN)

Pelo mesmo motivo, Larissa Brunsfeld, leva o filho Mateus, de 10 anos. “O meu filho também gosta muito de jogar. E para tirá-lo da frente do computador eu o trago aqui”. Já Thiago Dongo aproveita a ‘deixa’. Ele leva o filho Lucas de nove anos e aproveita para pedalar junto. “O Lucas é ainda muito pequeno. Prefiro estar junto”.

Semanalmente, nas tardes de sextas, o grupo pedala 25 quilômetros num intervalo de duas horas e meia. No entanto, jovens e adultos escolhem os fins de tarde para extravasar o estresse do dia.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo