22/08/2023
Geral Guarapuava

Aventureiros guarapuavanos participam de curso de Condutor de Turismo de Aventura

imagem-146342

Da Redação 

Guarapuava – Cachoeiras, trilhas, rapel. As paisagens de Guarapuava empolgam aventureiros guarapuavanos e de toda região. Esta semana, em especial, esses pontos turísticos servirão de ambiente para as aulas práticas do curso de Condutor de Turismo de Aventura, que está sendo ministrado pelo consultor Humberto Medaglia, da empresa Aimberê, especializada em treinamento para o setor de turismo de aventura e educação ao ar livre.   

O curso tem carga horária de 50 horas e é dividido em duas partes. A primeira parte é teórica e a segunda prática, com uma expedição, na qual os alunos ficarão dois dias caminhando, utilizando mapa e bússola e acampando, sem nenhuma estrutura, como banheiros e cozinha, por exemplo. “A gente vai montar e desmontar essa estrutura no mato. Vamos levar fogareiros e vamos aplicar técnicas de higienização pessoal, onde vamos só utilizar água”.

Um dos lugares que será explorado pelos alunos é a Serra da Esperança. Humberto conta que não conhece a região da Serra e a maioria dos alunos também não. Porém, afirma que o principal objetivo é esse, que os alunos caiam na situação de ter que se orientar sozinhos por mapa e bússolas em um local desconhecido. “Na verdade, havia a possibilidade de a gente ir para o Salto São Francisco, só que a maioria dos alunos já conhece o ambiente e todas as trilhas. Então, a partir do momento que você está em um lugar que você conhece tudo, é muito difícil você pegar um mapa, usar a bússola, fazer uma triangulação magnética, fazer um plano de navegação para chegar em determinado ponto. Por isso, optamos pela Serra da Esperança”.

Bruno Vinicius Banhuk, aluno do curso, conta que o interesse em participar começou quando o grupo de amigos começou a se reunir para fazer trilhas, indo para o Salto São Francisco, Serra da Esperança, Guabiróba, Jordão, e a demanda começou a aumentar.

“Foi aí que começamos a nos preocupar com a segurança. Nós não tínhamos conhecimento necessário, não sabíamos da legislação. Se acontecesse algum acidente, como que a gente ia agir? Foi então que fomos convidados para participar do Conselho de Turismo do município e começamos a discutir a necessidade de guias de turismo em áreas naturais para levar estas pessoas. Foi então que decidimos que havia necessidade e um curso para quem eram esses aventureiros. A Prefeitura fez o primeiro contato com o Humberto e, em seguida, já fui atrás de pessoas para fechar turma e deu certo, estamos aí”.   

O curso conta com 18 alunos de Guarapuava e de outras cidades do Paraná, como Antonina, Curitiba, Arapongas e também de outros Estados, como Minas Gerais.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.