22/08/2023
Guarapuava

Azul pode voltar a operar voos no ‘Tancredo Thomas de Faria’ em outubro

Comunicado feito pela Azul, observa que aeroporto necessita de novo equipamento que custa R$ 630 mil, mas verba está assegurada

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Azul pode voltar a operar em Guarapuava (Foto: Divulgação)

Guarapuava poderá ter a base de voos comerciais reaberta no segundo semestre deste ano. Isso porque, na visão da Azul, a vacinação avança e há uma “forte demanda por voos domésticos”, a partir de agosto.  A informação consta de publicação na revista ‘Panrotas’, edição de 17 de junho de 2021. Assim como Guarapuava, Toledo, Ponta Grossa e Pato Branco também estão no alvo da Azul Linhas Aéreas para a retomada nesse mesmo mês.

Entretanto, segundo o comunicado feito pela empresa, essas cidades necessitam da instalação de equipamentos. “Para que o planejamento de retomada nesses municípios se concretize, no entanto, aguardamos a realização de obras nos aeroportos locais para melhorar a operacionalidade dos voos”.

Conforme a empresa, como essas cidades já tinham operação da Azul antes da pandemia, todos esses terminais carecem que os procedimentos de Regras de Voo por Instrumentos IFR se tornem IMC. Ou seja, condição meteorológica de instrumento, além de outros ajustes. “Aguardamos a cooperação das autoridades locais para a implementação de melhorias na infraestrutura desses aeroportos”.

De acordo com a Prefeitura de Guarapuava, o aeroporto necessita do Precision Approach Path Indicator (PAPI). Esse equipamento dá segurança, mostrando se a altura do aviação está adequada ou não para fazer a rampa de descida. Ou seja, trata-se de um auxílio visual que fornece informações de orientação para ajudar um piloto a adquirir e manter a aproximação correta no pouso. Indicando aos pilotos sobre a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso.

INVESTIMENTO DE R$ 630 MIL

Ainda conforme a Prefeitura, para essa instalação há a necessidade de investimento de R$ 630 mil, recurso que vem sendo reivindicado desde 2019. Esse recurso terá como origem um convênio entre o Município e o Secretaria de Aviação Especial (SAC). A parceria encontra-se em andamento já que a resposta positiva por parte da SAC ocorreu neste mês. Assim sendo, o ponto principal é a ampliação da capacidade do Aeroporto, já que com essa instrumentação haverá a possibilidade  da operação de aeronaves de maior de porte como o Jato Embraer 190 e o Boeing 737-800. Portanto, trata-se de um outro “patamar de voos”.

Além dessa retomada, a Azul planeja expandir a operação para mais cinco cidades do interior do Paraná ainda este ano. Uma delas é Umuarama também já a partir de outubro. No entanto, em Umuarama, por exemplo, pousos e decolagens só ocorrerão após a certificação operacional do Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho por parte da ANAC. Além da instalação de equipamentos para operações com visibilidade reduzida. E, ainda a adequação de distâncias da pista para aeronaves modelo ATR-72.

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Cristina Esteche

Jornalista

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