Depois de quase dois anos sem voos em função da pandemia, a Azul Linhas aéreas retomou os voos comerciais em Guarapuava e em outros três municípios paranaenses como Ponta Grossa, Toledo e Pato Branco.
Conforme a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, os primeiros passageiros que desembarcaram no Aeroporto Regional Tancredo Thomaz de Faria em Guarapuava, vieram de diferentes partes do país.
Maria de Fátima Melchiori chegou de Goianésia, em Goiás. “Vim visitar minha tia e primos. A gente reservou a passagem e foi bom demais porque de Curitiba pra cá é muito cansativo. Também já comprei as passagens de volta”.
Já a família de Ralf Karly preparou uma festa com direito a balões e cartazes de boas vindas. A esposa disse que ele “perdia um dia inteiro pra se deslocar, tendo que ficar às vezes em Curitiba. Hoje ele veio direto pra Guarapuava”. O produtor rural tem negócios no Piauí. Por isso precisa viajar constantemente.
De acordo com o prefeito Celso Góes, os investimentos do município para manutenção do espaço e adequações foram feitos com foco no desenvolvimento da cidade e da Região.
É um orgulho pra gente ver que todo o esforço tem valido a pena. Nosso aeroporto é uma janela para o mundo para promover o turismo, novos negócios, crescimento e renda.
DECOLAGEM
Às 15h30, o avião ATR72 partiu lotado em direção a Campinas/SP. Entre os passageiros estava o médico Pedro Pires, morador de Belo Horizonte/MG. Ele retornou para casa depois de visitar a irmã em Guarapuava.
“É sempre um desejo vir visitá-la e o problema é o tempo. Assim, a partir do momento que você tem um voo de conexão com Campinas dá para vir mais vezes pra cá. Da mesma forma que espero a visita dela lá em BH”.
AMPLIAÇÃO
Assim, a Azul passará dos atuais três voos semanais, às segundas, quartas e sextas, para voos diários no ano que vem.
CERTIFICAÇÃO
Conforme as informações da Secom, no período em que não foi possível operar os voos comerciais, o Aeroporto passou por adequações técnicas. Além de uma vistoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para conquistar a certificação operacional definitiva.
De acordo com o superintendente do aeroporto, Adriano Volkweis, o tempo foi de dedicação para atender todas as necessidades e normas no que diz respeito à aviação comercial regular.
“Recentemente tivemos inspeção para a certificação operacional definitiva em que fomos aprovados, sem ressalvas, pendências ou não conformidades. Nosso aeroporto está totalmente apto para operar com segurança, conforto e qualidade”.
VOOS
Campinas – Guarapuava
Segundas, quartas e sextas
Saída: 12h30
Chegada: 14h
Guarapuava – Campinas
Segundas, quartas e sextas
Saída: 15h30
Chegada: 17h
OUTROS VOOS
Da mesma forma que Guarapuava, a Azul retomou voos regulares em Toledo, Ponta Grossa e Pato Branco. Na segunda (20) a companhia reiniciou a linha Toledo-Campinas e, na terça (21), a rota Ponta Grossa-Campinas. Já a retomada entre Pato Branco e Curitiba se deu nesta quarta (22), assim como Guarapuava.
Contudo, além das linhas já em operação, também haverá o retorno de rotas aéreas a Umuarama, Guaíra, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, União da Vitória. Ainda em Cianorte, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Arapongas e Apucarana. A operação começa em janeiro.
Desse modo, o Paraná será o Estado brasileiro com maior número de destinos cobertos pela Azul a partir de 2022.
Leia outras notícias no Portal RSN.