22/08/2023
Esportes

Babes é exemplo de superação

imagem-103309

Da Redação, com SEET

O Guarapuavano Ezequiel Babes foi destaque na imprensa durante a 58ª edição dos Jogos Abertos, que acontecem em Francisco Beltrão. O mesatenista de 43 anos, participa da Fase Final da competição, divisão A, e contou sobre sua experiência com a prática esportiva.

Babes participa desde os 13 anos de Jogos Escolares, Jogos da Juventude e Abertos na modalidade de voleibol. Porém, aos 23 anos, um acidente automobilístico mudou a sua história, mas não o gosto pelo esporte. 

De acordo com o atleta, após o acidente em 2001, que o levou a uma 'limitação' física, ele procurou algo que pudesse completar sua paixão em competir. Foi assim que descobriu o tênis de mesa e passou a praticá-lo. Com quatro anos de treinamento, em 2005, conquistou seu primeiro título nacional de Campeão Brasileiro – Classe 4, na cidade de Goiânia (GO). E o sucesso no esporte não parou por aí. 

No currículo estão sete campeonatos brasileiros. Foi Campeão Panamericano no ano de 2011, em Guadalajara, México. Disputou as Paralimpíadas de 2012, em Londres, e em Toronto, no Parapan de 2015, foi prata no individual e ouro por equipe.

Além de fazer parte do TOP, Babes também conta com o apoio da prefeitura do município de Guarapuava. Da equipe de tênis de mesa, de Guarapuava, ainda fazem parte os atletas André Silva e Felipe Kurthan. 

Por equipes:
No primeiro dia de competição do tênis de mesa, que ocorreu nesse sábado (21), no Centro de Treinamento de Tênis de Mesa,  no Parque de Exposição de Francisco Beltrão, a disputa foi realizada na categoria por equipe. Guarapuava não conseguiu garantir a classificação, porém, Ezequiel volta a competir na terça feira (24) na categoria individual, seguindo com grandes chances de medalha.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.