22/08/2023
Cotidiano

Bailarina do Kundun está na II Conferência Nacional de Cultura em Brasília

imagem-14246

Guarapuava – A bailarina e vocalista do Kundun Balê, companhia de música e dança afro, Isabela Anaxilê Camargo Soares da Cruz (foto), encontra-se em Brasília. Ela é delegada da II Conferência Nacional de Cultura que começa nesta sexta-feira (12), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.

Espera-se que cerca de 2 mil pessoas compareçam ao evento, entre elas, artistas, produtores culturais, investidores, gestores e representantes da sociedade de todos os setores da cultura e todos os estados do País, mostrando a diversidade brasileira, marca da Conferência.
O objetivo é debater, aperfeiçoar, formular políticas públicas da área e abrir caminhos para que seja construído, de forma democrática, o marco regulatório da Cultura. Esse marco já tramita no Congresso Nacional e é composto principalmente pelo Sistema Nacional de Cultura (SNC), Plano Nacional de Cultura (PNC) e proposta de emenda constitucional (PEC) 150/2003, que vincula à Cultura 2% da receita federal, 1,5% das estaduais e 1% das municipais.
Na abertura do encontro, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, reforçou a importância desse marco regulatório. ”A PEC 150 não gera despesas e faz o debate correto, que é o debate conceitual da cultura. O que é genial”, afirmou Juca. ”Isso ajuda a reforçar a institucionalidade da cultura, que não é um tema secundário, mas de identidade nacional e de um direito social”, completou ele.
A cerimônia de abertura aconteceu ontem, quinta-feira (11) no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília (DF). Entre as autoridades que Juca recebeu, estavam o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; e os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Franklin Martins (Comunicação Social), Orlando Silva (Esportes) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).
Os debates da conferência seguirão cinco eixos temáticos: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa; gestão e institucionalidade da cultura. Ao todo, serão analisadas 347 propostas que vieram das pré-conferências realizadas nos estados. No último dia, os delegados apresentarão um conjunto de 32 prioridades para a Cultura.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.