No último dia de 2024, o prefeito eleito de Guarapuava, Denilson Baitala (PL), anunciou a indicação de Selba Peres Lopes para comandar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A escolha de Selba, bióloga com mais de 20 anos de atuação na Prefeitura e atualmente responsável pelo Departamento de Projetos Ambientais da Sema, demonstra a valorização de um quadro técnico com experiência prévia na administração pública.
Entretanto, o anúncio da nova titular para a pasta ambiental ocorre em meio a um cenário político marcado por tensões e indefinições. Ainda não há definição sobre os responsáveis pelas secretarias de Habitação, Chefia de Gabinete e Secretaria Executiva. Essa lacuna administrativa abriu espaço para uma disputa política envolvendo a eleição para a presidência da Câmara de Vereadores. Há acusações por parte de vereadores de tentativas de barganha ‘patrocinadas’ pelo candidato Márcio Carneiro (CD).
De acordo com vereadores da bancada oposicionista, interlocutores próximos a Carneiro, e ele mesmo, têm buscado negociar cargos em troca de votos para a eleição à presidência da Casa Legislativa. Essas ações, de acordo com os parlamentares, têm gerado desconforto e rejeição. Um deles destacou: “Fomos eleitos para ser vereadores, e essa pressão está nos dando asco”. A declaração aponta para uma resistência explícita a práticas que, segundo os relatos, ferem a ética e a autonomia dos parlamentares.
BAITALA VAI À LUTA
Outro ponto relevante é o envolvimento direto do prefeito eleito, Denilson Baitala, e do deputado estadual Artagão Júnior (MDB) nas negociações políticas. Contudo, há indícios de que Artagão teria abandonado a articulação por conta da falta de resultados. Ele preferiu se dedicar ao quadro de secretários na administração municipal.
Já a entrada de Baitala nesse jogo, contraria o que ele propagou na campanha de que não se envolveria na eleição da Mesa da Câmara. Para muitos, significa o ‘último suspiro’ da candidatura de Carneiro, já ‘tosqueda’ desde tentativas anteriores. Mas será que Baitala já ‘domou’ as estratégias para esse tipo de jogo, considerando que ele ainda é amador nesse cenário tão complexo que é a política? Bem, eu tenho minhas dúvidas.
Mas a escolha de Selba para a SEMA,, é apenas um elemento em um tabuleiro político que exigirá habilidade e transparência para evitar conflitos e consolidar um governo funcional e ético.
Leia outras notícias no Portal RSN.