Aos poucos as estratégias da campanha eleitoral em Guarapuava estão vindo à tona. Se o prefeito Celso Góes (CD), candidato à reeleição, vai contar com o número de obras como trunfo para convencer o eleitor para que Guarapuava siga em frente, o grupo pró-Denilson Baitala (PL), deve se contrapor a esse mote. Na convenção dessa quinta (1º), ficou evidente os viés que a frente centro-direita apoiada pelo governador Ratinho Junior, vai seguir. O deputado Artagão Júnior (PSD), por exemplo, começou o discurso mostrando que as obras propaladas por Góes são executadas com recursos do Governo do Estado, intermediados por ele.
Paralelamente, a atual estrutura administrativa da Prefeitura também está no alvo da campanha adversária. Com a frase ‘Guarapuava merece mais’, fica clara a intenção de dizer que ao lado do governo o Município vai ganhar mais recursos, mais obras, mais desenvolvimento. E é claro que vai sobrar muitas críticas a líderanças que estão apoiando Celso Góes.
Isso ficou evidente nas palavras do empresário Leonardo Mattos Leão, que preside o Podemos. “Guarapuava precisa se libertar das amarras, dos conchavos, da venda de mandatos”. E o ex-prefeito Vitor Hugo Burko (PL) sabe muito bem teorizar esses fatos. Ausente da convenção, mas em vídeo, ele diz que Guarapuava precisa de mudanças, de gente nova no comando, de uma gestão voltada à população. Ratinho Junior disse que Baitala surge como nova liderança e é independente.
“TERCEIRA VIA”
Mas o que me chamou a atenção é que em nenhum momento o agronegócio, berço de Baitala, ficou caracterizado. Pelo contrário. Os discursos da noite, a partir de Burko, se pautaram na necessidade de uma gestão voltada ao povo – pessoas em vulnerabilidade social. Essa linha, me parece, que vai tentar ‘surfar’ na onda política defendida pelo Partido dos Trabalhadores, o PT. O próprio governador Ratinho Junior professou em vídeo que Baitala tem “compromisso com as pessoas”. Mas cá entre nós, essa missão é difícil. Portanto, são duas linhas que devem se concentrar contra Celso Goes e Dr. Antenor, apresentando Baitala entre os dois, no centro, na chamada ‘terceira via’. E quanto a candidatura de Samuel Ribas Abreu do União Brasil, não houve comentários.
E em meio a tudo isso, a fé em Deus esteve presente na convenção que contou com grande número de participantes entre às 15h e às 22h. O presidente do PL, Germano Toledo Alves, começou o encontro ‘puxando’ a oração do Pai-Nosso. Artagão Junior, Leonardo de Mattos Leão, a candidata a vice-prefeita Rosângela Virmond e o próprio Baitala invocaram a fé cristã. Tanto Baitala quanto Rosângela atribuíram a Deus o fato das candidaturas. Enfim, entre críticas e propostas que vão surgir no decorrer dos próximos dias, a campanha de centro-direita, segue o ex-presidente Jair Bolsonaro com o apelo de que Deus está acima de todos.
Leia outras notícias no Portal RSN.