22/08/2023



Economia Guarapuava

Balanço do IR em Guarapuava revela aumento nas declarações de 2018

Consultas e a retificação de pendências já podem ser feitas nesta sexta (5), no site da Receita Federal

IR

A Secretaria da Receita Federal do Brasil concluiu a recepção  das declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2018, relativas ao ano-calendário 2017. Em Guarapuava, 26.368 declarações foram contabilizadas pelo órgão, número superior aos alcançados em 2016 e 2017.

De acordo com a diretora regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (SESCAP), Eva Schran, o número alcançado neste ano alcançou as expectativas da entidade, registrando as declarações dentro do prazo esperado. Eva destaca ainda, a data do primeiro lote de restituições previsto para pagamento em 15 de junho. A preferência será para pessoas acima de 60 anos e para contribuintes que entregaram a declaração nos primeiros dias do prazo.

A partir desta sexta feira (4), consultas e a retificação de pendências já podem ser realizadas no próprio site da Receita Federal, na opção “Extrato da DIRPF”. As declarações que tiveram as pendências regularizadas espontaneamente serão processadas, com o pagamento da restituição, se for o caso, em um dos sete lotes ordinários que serão pagos até dezembro.

Para aqueles que perderem o prazo, o valor mínimo de multa a ser pago é de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

REGIÃO

Os serviços da Receita Federal da região de Ponta Grossa envolvem 62 municípios, incluindo Guarapuava. Nesse contexto, os números alcançados superaram às expectativas. Com um total de 197.820, a região apresentou incremento de 4,9% em número de declarantes em relação a 2017, superando a expectativa do órgão, que era de 192.000 declarações.

O Delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Gustavo Luis Horn, agradeceu à importante contribuição da imprensa na divulgação de informações. “O espaço dedicado ao Imposto de Renda foi decisivo para que as pessoas obrigadas a declarar se apercebessem de tal condição. Com isso, muitas multas por atraso na entrega da declaração foram evitadas e a energia da Receita Federal pode ser dedicada aos maiores sonegadores e a casos que envolvam fraude”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo