Cristina Esteche
A bancada paranaense em Brasília esteve no Ministério da Educação em audiência com o ministro Cid Gomes, conversando sobre melhorias na educação do Paraná. Além do deputado federal Zeca Dirceu, estiveram presentes na reunião os senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB), além do deputado federal Enio Verri (PT), deputado estaduais, Toninho Wandscheer (PT), Aliel Machado (PCdoB), Christiane Yared (PTN), e João Arruda (PMDB). Entre os assuntos discutidos na pauta entraram em destaque a expansão do ensino superior e técnico e também a manutenção dos investimentos do Governo Federal na construção de escolas e creches no estado.
O deputado Zeca Dirceu destacou o trabalho desenvolvido pelo ministério no estado e a importância e continuar investindo nas várias áreas da educação regional. “O Paraná está num processo de ampliação do ensino superior, técnico e básico que só foi possível com o trabalho do Governo Federal desde o governo Lula. Hoje nós temos muito mais escolas, creches, universidades e centros de ensino técnico. Porém ainda precisamos de mais vagas e mais investimentos nesse setor para atender a grande demanda de estudantes que desejam se profissionalizar”, disse o parlamentar.
Recentemente, o Paraná foi contemplado com a criação de novos cursos de medicina para quatro cidades: Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama. Zeca Dirceu também destacou as novas vagas como uma oportunidade para os paranaenses e argumentou sobre a ampliação das unidades do Instituto Federal do Paraná – IFPR, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. “Estamos num momento de celebração pela conquista dos novos cursos de medicina, agora vamos ter a chance de oferecer essa oportunidade a estudantes que antes tinham que se mudar ou viajar quilômetros para se formarem médicos. Porém, ainda temos que ampliar a oferta do ensino técnico no estado. A UTFPR e o IFPR são exemplos de instituições públicas de excelência que podem receber mais incentivos do governo e assim chegarem a outras áreas do estado”, defendeu Zeca.
O ministro da educação, Cid Gomes, recebeu a solicitação dos parlamentares e se comprometeu a articular novas ações de ampliação. “Essa solicitação do Paraná é também uma meta do ministério. Nós queremos oferecer mais recursos para a ampliação da educação, não só superior, como também básica e técnica, no Paraná. Vamos desenvolver mais ações de incentivo ao setor e possibilitar o aumento do numero de vagas, seja por ampliação de universidades e institutos, assim como a construção de novos campi das instituição já implantadas no estado” disse o ministro.
Atualmente o estado do Paraná conta com 13 instituições publicas, entre federais e estaduais, de ensino especializado (cursos de graduação e técnico).