A Banda Jovem Maestro Leonel Rossetin, de Guarapuava, poderá ser uma das concorrentes do Campeonato Sul-Americano, que acontecerá em novembro, na cidade de Capão da Canoa (RS). O evento é organizado pela Agência de Bandas Marciais e Fanfarras)\, Federação Paranaense e Federação de Santa Catarina. De acordo com o maestro Rodrigo Sants, só participam desse evento bandas que já conquistaram prêmios estaduais, o que eleva o nível da competição.
Somente nos últimos cinco anos, a banda guarapuavana foi campeã em três concursos nacionais e sete estaduais, provando a qualidade e potencial da equipe. O maestro Rodrigo Santos, que coordena a banda há seis anos, conta que o apoio da administração municipal fez a diferença nas conquistas. “Temos a nossa sede, instrumentos de primeira linha e uniformes para várias ocasiões. Além disso, os alunos recebem vale-transporte e bolsa-auxílio. Poder contar com essa estrutura nos motiva a melhorar cada vez mais”.
Em setembro deste ano, a banda completará 40 anos de fundação, sendo exemplo de incentivo à formação musical. Atualmente, são 50 componentes e uma lista de títulos: Bicampeã Nacional (2013 e 2016), Tetracampeã Estadual (2014, 2015, 2016 e 2017), Tricampeã Paranaense (2015, 2016, 2017). Também conquistou o Troféu Brasil, no Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras, da ABMF Brasil.